TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Artigos Científicos: Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  1.894 Visualizações

Página 1 de 3

01) Identifique os tipos de amostragem utilizadas nas situações a seguir:

a) Uma empresa seleciona uma a cada 300 pilhas produzidas em sua linha de produção para a realização de testes de qualidade a fim de conseguir vencer uma licitação pública.

b) Um pesquisador de empresa aérea seleciona aleatoriamente dez voos para entrevistar todos os passageiros desses voos.

c) Uma prefeitura testa uma nova estratégia de cobrança selecionando aleatoriamente 250 consumidores com renda inferior a R$ 300,00 e 250 consumidores com renda de ao menos R$ 300,00.

d) Um eleitor indeciso resolve escolher seu candidato da seguinte forma: escreve o nome de cada um deles em cartões separados, mistura-os e extrai um nome, no qual irá votar.

e) Um pesquisador ficou em um ponto de checagem da polícia (esquina), onde, a cada cinco carros que passavam, era feito um teste de bafômetro para checar a sobriedade do motorista.

f) Em uma pesquisa com 1.000 pessoas, estas foram selecionadas usando-se um computador para gerar números de telefones para os quais eram, então, discados.

g) Uma prefeitura, para não perder uma fábrica de montagem de carros, auxiliou em uma pesquisa na qual a empresa dividiu seus carros em cinco categorias: subcompacto, compacto, médio, intermediário e grande; e está entrevistando 200 proprietários de cada categoria para saber da satisfação desses clientes e, assim, ajudar a melhorar as vendas.

h) Motivada pelo fato de um estudante ter morrido por excesso de bebida, uma universidade fez um estudo sobre o hábito de beber dos estudantes e, para isso, selecionou dez salas de aula e entrevistou os estudantes que lá estavam.

02) Dado o tempo, em minutos, de reuniões em um setor de uma prefeitura, conforme mostra a tabela, responda as questões a seguir:

a) Construa a distribuição de frequências absoluta, relativa e acumuladas.

b) Faça o histograma e o polígono de frequência da distribuição.

03) Considere a sequência numérica apresentada, a seguir, que mostra as idades de motociclistas e de seus caronas na época em que morreram em acidentes fatais de trânsito.

Calcule a média moda, a mediana, a variância, o desvio padrão e o coeficiente de variabilidade para os dados não agrupados.

04) Imagine um determinado setor de uma prefeitura que vem apresentando problemas com o afastamento de funcionários por motivos de saúde, por período muito longo. Uma amostra de dez apresentou os seguintes números de dias afastados em um semestre:

23, 21, 10, 14, 16, 12, 39, 45, 10 e 20

Calcule as medidas de posição e de dispersão em relação ao número de dias em que eles ficaram afastados.

05) Considerando as probabilidades de três fiscais A, B e C, que trabalham independentemente, efetivarem uma autuação quando abordam uma obra são 2/3, 4/5 e 7/10, respectivamente. Se cada um abordar uma obra, qual a probabilidade de que pelo menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com