TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio Economia

Dissertações: Exercicio Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

O problema com a safra de algodão que é um insumo utilizado na produção de camisetas implicará em um aumento nos custos para os produtores de camisetas, deslocando a curva de oferta de camisetas para a esquerda. Com custos mais elevados, os produtores se mostraram dispostos a oferecerem menos mercadorias nesse mercado. Essa menor disponibilidade de camisetas no mercado, isto é, a menor oferta provocará um aumento nos preços e esse aumento nos preços provocará uma redução na quantidade demandada.

Com a exigência de uniformes adequados para as escolas, a demanda por camisetas será elevada, uma vez que as crianças são obrigadas a irem vestidas adequadamente para os colégios. Tal evento fará com que a demanda por camisetas se eleve, deslocando a curva de demanda para a direita. Essa maior demanda no mercado de camisetas para uma mesma estrutura de oferta provocará um aumento nos preços das camisetas e diante desse aumento de preço, os ofertantes (vendedores) se mostrarão dispostos a oferecerem quantidades maiores de camiseta.

Os fabricantes de camisetas serão beneficiados com a invenção de novas máquinas de tecelagem, uma vez que poderão produzir mais mercadorias com essas novas máquinas. Podemos pensar que essas novas máquinas adquiridas apresentam uma produtividade maior, isto é, são mais eficientes ou simplesmente que podem produzir mais com menos custos.

O aumento de oferta, isto é, a maior disponibilidade de recursos no mercado fará com que os preços sejam menores e em situações como essa, os consumidores estariam dispostos a consumir mais camisetas.

Com o aumento nos preços das camisetas pelas leis de demanda e oferta, os consumidores reduziriam a quantidade demandada, enquanto os vendedores aumentariam as quantidades ofertadas, uma vez que a preços maiores estariam dispostos a oferecer mais produtos nesse mercado.

Num cenário como esse o mercado encontra-se fora da situação de equilíbrio, uma vez que com preços maiores a quantidade ofertada será maior do que a quantidade demandada. Teríamos, portanto, nesse mercado um ambiente de excesso de oferta ou escassez de demanda.

O problema com a safra de cana-de-açúcar que é um insumo utilizado na produção de álcool implicará em um aumento nos custos para os produtores de álcool, deslocando a curva de oferta de álcool para a esquerda. Com custos mais elevados, os produtores se mostraram dispostos a oferecerem menos mercadorias nesse mercado. Essa menor disponibilidade de álcool no mercado, isto é, a menor oferta provocará um aumento nos preços. Esse aumento nos preços, por sua vez, provocará uma redução na quantidade demandada, já que quando os preços se elevam, os consumidores se mostram dispostos a consumirem quantidades menores.Como os automóveis movidos tanto à álcool quanto à gasolina, diante de um aumento no preço da gasolina isso implicará num aumento da quantidade demanda por álcool, seu bem substituto. Entretanto, dado que um maior número de consumidores passarão a abastecer seus automóveis com álcool, esse aumento na demanda por álcool resultará em preços mais elevados do produto. Esse aumento ocorre por que os vendedores percebem a procura maior pelos seus produtos e também por que alguns consumidores estariam dispostos a pagar mais pela mercadoria, uma vez que o preço da gasolina encontra-se elevado.

O aumento no preço provocado pela maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com