TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expointer 2012

Monografias: Expointer 2012. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA

CAMPUS CANOAS

AGRONEGÓCIOS

EXPOINTER 2012

GESTÃO EM AGRONEGÓCIOS

Professor: ?????

Aluna: Etiene Domingues da Silva

Curso: Engenharia de Produção

Canoas, 26 de setembro de 2012.

Expointer 2012 é marcada por investimento em Irrigação

Tendo como tema deste ano a Irrigação, a 35° Expointer lançou diversas novidades e proporcionou auxílio aos produtores para que invistam na tecnologia. A Quadra da Irrigação foi uma delas. O objetivo do espaço, ligado ao programa Mais Água, Mais Renda, da Secretaria da Agricultura, Agropecuária e Agronegócio, foi incentivar produtores rurais a adotar sistemas para enfrentar períodos de seca, além de aumentar o volume de produção. No local, nove empresas comercializam maquinário com valores a partir de R$ 5 mil reais, que podem ser financiados, além de recursos para construção ou ampliação de açudes.

Entre as iniciativas lançadas na feira está a assinatura do protocolo de intenções e acordo de cooperação técnica para o Programa Mais Água, Mais Renda, da Seapa com o Banco do Brasil, Simers e Fetag. O convênio com o BB é para financiamento de equipamentos de irrigação para os produtores que se enquadram em linhas de crédito como Pronaf, Pranamp, Moderinfra, Finami e PSI. O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado, Luiz Fernando Mainardi, assinou convênio de cooperação com entidades gaúchas ligadas ao agronegócio para fortalecer a cultura da irrigação. O secretário também assinou contrato com Banrisul, Badesul e BRDE para promoção do programa.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) firmou convênio com a Corsan, o Ministério Público Estadual e a Fepam para a realização da segunda etapa do projeto de reutilização da água para a irrigação do arroz. O projeto, iniciado este ano, visa utilizar o efluente proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto da Corsan de Cachoeirinha em área disponibilizada pelo IRGA. A assinatura marca o próximo passo da proposta, com a realização de testes com as plantas no solo. A expectativa é de que os 30 mil m³ de água produzidos diariamente na estação da Corsan de Cachoeirinha possam ser reutilizados para irrigar270 hectaresde arroz.

O secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, anunciou, durante a Expointer, projeto-piloto que deve beneficiar dez produtores do Rio Grande do Sul com equipamento de irrigação por gotejamento. Os beneficiados devem ser pequenos agricultores de municípios que estiveram em situação de emergência por conta da estiagem deste ano, e também devem ter participado do programa Pró-Irrigação, que construiu açudes no estado. O investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com