TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FURACÃO HURICANE

Por:   •  26/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.406 Palavras (14 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 14

PRECONCEITO                                                                                        

Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou estranhos”.

No filme Hurricane sofre um preconceito logo na infância, por ser um menino pobre e negro é jugado pelos seus atos como um marginal. Ao perceber as más intenções de um senhor que se aproxima de um de seus amigos, Hurricane só faz defender o amigo e depois sua própria vida. A partir desse momento por ser tratar de um homem branco, o garoto é julgado culpado por atacar o homem, sem chance alguma de defesa.

O policial que é branco, julga e condena o menino para o resto da vida como um bandido. Com o passar do tempo mesmo conseguindo vencer as dificuldades se tornando um lutador de boxe, Hurricane se torna vítima de uma armação feita pelo mesmo policial que o condenou na infância.

Em um bar uma mulher e dois homens são friamente assassinados. Hurricane é o principal suspeito de ter cometido o crime, a partir daí começou uma intensa mobilização de advogados, artistas e fãs que queria provar a inocência do lutador de boxe. Na época era um forte candidato a ganhar o cinturão de Peso Médio, essa mobilização foi feita pois as evidências deixava claro que o crime não foi realmente cometido pelo lutador.

Na cidade onde vive seu caso não é verdadeiramente avaliado, devido a influência que o policial tem na cidade ele é condenado sem um verdadeiro julgamento.

O preconceito fica claro no filme, pois vimos um inocente ser  perseguido, julgado culpado e condenado sem direito a defesa, devido sua cor de pele.

Não importa sua classe social ninguém está livre de passar por uma situação de preconceito que poder ser devido sua raça, nacionalidade, moradia entre outros.  Apesar de vivermos em um País onde a maior parte da sua nação é composta por negros ou descendentes de negros e outras etnias, encontramos muitos casos de descriminação com o próximo.

É necessário pararmos e fazer uma reflexão sobre o que estamos fazendo?  

Sempre procuro me por no lugar do outro, com um único pensamento como me sentiria se fosse eu à passar por isso?

Essa pergunta for feita a qualquer pessoa sem dúvidas a resposta será apenas uma,  a de que não se sentiria bem. Se qualquer pessoa não gostaria de vivenciar uma situação assim, então porque fazer outro passar por isso?

Cada um que parar e refletir sobre essas perguntas, sem dúvidas conseguiremos acabar ou ao menos diminuir as discriminação, o preconceito já definido que é formando na maioria das vezes sem um a avalição justa.

Nosso país o preconceito é muito forte principalmente com a mulher, idoso, negro e o pobre. Uma realidade muito triste, pois somos conhecidos como o país das diferenças onde recebemos a todos de braços abertos.

Eu já sofri e sofro preconceito, todos nos passamos por situação similar, mas para acabar com esse mal é necessário atitudes e pensamentos positivos. Como o que não quero para mim e não faço para as outras pessoas, simples atitudes podem mudar o mundo.

TEMPO

sm (lat tempu) 1 Medida de duração dos seres sujeitos à mudança da sua substância ou a mudanças acidentais e sucessivas da sua natureza, apreciáveis pelos sentidos orgânicos. 2 Uma época, um lapso de tempo futuro ou passado. 3A época atual. 4 A idade, a antiguidade, um longo lapso de anos. 5 A existência humana considerada no curso dos anos.

É muito triste ver como Hurricane perdeu uma parte da sua vida preso vítima de uma injustiça. Infelizmente é um tempo que não volta mais, apesar de ter sua liberdade restringida, ele usou seu tempo para se ocupar com o que poderia enriquecê-lo como ser humano. Lia diversos tipos de livros, estudou seu caso e se exercitava.

Com o passar dos anos isso se tornou uma válvula de escape para a realidade que vivia. Ele passou a definir o seu próprio tempo para realizar suas atividades, dentro do que era possível. Passou a escrever seus pensamentos e mais tarde um livro contando sua história.

Mesmo estando em um lugar repleto de regras e normas, passou a utilizar o que teria de tempo livre em tempo útil, sempre dizia “Eu sou o senhor do meu tempo”.

Desta forma fazia com que ele sentisse o controle da sua própria vida. Em um determinado momento ele percebeu que não poderia mais ter controle sobre o que vivia. Quando voltou a ter esperança em ser absolvido o tempo se tornou um aliado na luta de provar sua inocência.

Com o passar dos anos, tomo consciência como o tempo passa de presa. Nossas escolhas no passado nos levam exatamente para onde estamos no presente e nossas escolhas no presente podem mudar o rumo do futuro.

O tempo é algo precioso e deve ser sempre usado da melhor forma possível. Tento viver tudo o mais intensamente possível, pois são momentos que não volta nunca mais.

Existem diversas formas de se referir ao tempo, mas particularmente acho que o tempo sendo bem administrado é algo precioso, pois assim diminui suas frustações pelo que não foi vivido ou realizado.

Faz você amadurecer e crescer como pessoa, com o passar do tempo você começa a ter uma percepção diferente dos mais diversos assuntos.  O tempo pode fazer esquecer um grande sofrimento, um amor, uma decepção e outros. O mesmo tempo faz com que você se apaixone por alguém, adquira experiência profissional e experiência de vida.

É algo que foge completamente do controle humano, podemos imaginar a seguinte situação.

Uma pessoa que trabalha e estuda utiliza seu tempo para se dedicar a uma atividade e agregar conhecimento. Uma outra pessoa não trabalha ou estuda o tempo também passa para ela da mesma forma, por essa razão devemos aproveitar da melhor forma possível todos os momentos.

Tudo depende do contexto que o tempo está inserido, para assim podermos analisa-lo de uma forma mais ampla. Seja da forma que for o importante é usar sempre o tempo ao seu favor.                                                                                                         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com