TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flinn

Trabalho Escolar: Flinn. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

O Monge e o Executivo

Uma História Sobre a Essência da Liderança

Cap. 2

O autor passa para o leitor de forma direta a importância de você renovar seus conceitos, que ele se refere como paradigmas, de uma forma geral, pois a não renovação acarreta problemas não só a administração da empresa, mais também na vida pessoal do gestor.

Usando como exemplo a importância da renovação ele usa o estilo piramidal de administrar, onde antes os empregados tinham em mente agradar o chefe, e em um novo modelo piramidal os empregados teriam como foco aperfeiçoar a técnica de atender o cliente, para melhor fazê-lo. Ainda no mesmo assunto o autor trata a dificuldade de por em prática uma nova forma de administrar, uma vez, em que todos já possuem a concepção que seu dever é agradar o líder. O papel do líder, no entanto é mudar esse pensamento deixando claro o real objetivo, e além de dar apoio, incentivar e suprir as necessidades dos trabalhadores. Frisando a diferença entre suprir necessidades e fazer vontades.

Para falar dessa parte de necessidades humanas o autor usa a teoria de Abraham Maslow. Onde diz que a hierarquia das necessidades vinha da mais baixa, como comida, água e moradia, logo em seguida segurança e proteção, pertencimento e amor, auto-estima, no topo estava à auto-realização. Na teoria de Maslow as necessidades deveriam ser realizadas de baixo para cima, por sua vez a empresa oferecendo salário e benefícios seria possível suprir o primeiro nível, um ambiente de trabalho seguro, regras e padrões iriam suprir a segunda camada, o sentimento de pertencer a empresa e ser amado por ela além de suprir a terceira camada incentiva os trabalhadores a produzir mais, os dois níveis superiores, a auto-estima e a auto-realização viria do sentimento do trabalhador sentir-se valorizado, tratado com respeito, apreciado, encorajado, tendo seu trabalho reconhecido, premiado e assim por diante.

O autor finaliza o capítulo com a mensagem, que nem todos podem ser presidentes de uma empresa, mais que todos podem ser o melhor na função a qual desenvolvem.

Ilustrações:

Referência

• Livro O Monge e o Executivo

Autor: James C. Hunter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com