TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Franlacees

Projeto de pesquisa: Franlacees. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

UNOPAR POLO JI-PARANÁ

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

KATIA SILVA DE JESUS DIAS

JI-PARANÁ

2013

UNOPAR POLO JI-PARANÁ

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Administração como requisito de avaliação parcial das disciplinas Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional, por solicitação dos Professores Especialistas Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches, Mônica Silva.

KATIA SILVA DE JESUS DIAS

JI-PARANÁ

2013

Os freelancers, profissional autônomo, que auto se emprega em diferentes empresas ou direciona seus trabalhos por projetos captando e atendendo seus clientes de forma independente, áreas mais comuns desses profissionais se destaca no jornalismo, design, propaganda, web, tecnologia, música, informações, anúncios, etc. A grande dificuldade para um profissional assumir-se como Freelancer é que estão saindo de cursos com formação, porém encontram dificuldades de se colocarem no mercado de trabalho, com isso acabam optando em desenvolver seus próprios projetos, assim defini suas horas de trabalho permitindo maior dedicação naquele projeto, para com isso desenvolver e ter a possibilidade e oportunidade de prestar serviço em várias empresas com uma visão mais ampla, diversidade para o produto e disponibilidade para inovar. Já o termo “Burocracia” pode se trazer varias concepções como: excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos estatais e privada, na teoria da burocracia definida por Max Weber teve como origem a necessidade de uma abordagem generalista e integrada das organizações, Weber defini a burocracia como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais. A característica principal reside racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização, na burocracia, a liderança se da através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica.

Dentre várias características da teoria da burocracia destacam-se:

- para desenvolver o modelo burocrático é necessário que haja economia monetária para o pagamento em favor do trabalho.

- no desempenho de cada cargo ou função tem que existir normas impessoais e escritas.

- divisão do trabalho e especialização das tarefas e competências.

- previsão de comportamento dos funcionários e da organização.

A burocracia busca amenizar as consequências das influencias externas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle de suas atividades de modo a se atingir os objetivos através da competência e eficiência. Existem fatores que desviam a burocracia tornando mais um obstáculo que um instrumento administrativo dentre esses fatores destacam-se:

- o individualismo;

- impedimento de desenvolvimento criativo dos funcionários;

A incapacidade dos indivíduos compreende seu papel, dentro de toda organização esta focada em normas que objetivos. Quando abordam o tema “motivação”, muitos lideres pensam em recompensas financeiras para impulsionar uma produtividade e melhorar a qualidade do trabalho, infelizmente essas decisões são tomadas sem a preparação e o conhecimento administrativo e a mudança cultural em termos de valorização do ser humano, um líder deve se autuar e se enriquecer de conhecimentos científicos que permitam transformar a liderança da arbitrariedade na liderança da consciência e da ciência. Os processos motivacionais e de liderança requerem comprometimento com o próximo com sua vida dentro ou fora da organização, pode se dividir as organizações em duas categorias: rotineiras e complexas, o problema se agrava na liderança e motivação, pois falta liberdade a inovação e criatividade. Atualmente diante das transformações sociais e tecnológicas levam a busca por modelos administrativos eficazes tendo regras adequadas ou não ai cabe o administrador conhecer os seus colaboradores fazendo um mix de suas atitudes tendendo para a parcialidade ou para a imparcialidade em função da atuação abordada e de cada pessoa individualmente considerada. Ao administrador resta a opção única de armar de conhecimentos científicos capazes de guiá-lo e capacitá-lo na busca das melhores soluções através de todos os esquemas administrativos desenvolvidos no decorrer dos tempos permitindo-o a se desenvolver.

Consideradas as empresas IBM e Facebook que também são empresas que empregam modelos “diferentes” de gestão as mesmas possuem diferenças entre si nos modelos, pois há algum tempo atrás as empresas gigantes como a IBM, Google e Facebook, o padrão do desenho organizacional: organizações hierárquicas com produção em massa eficiente, regras e regulamentos padronizados e controles rígidos e burocráticos. Entretanto, mudanças ambientais e tecnológicas produzem mudanças revolucionárias no projeto das organizações: achatamento de hierarquias, descentralização da tomada de decisões diluição dos limites estruturais em múltiplas alianças estratégicoorganizacionais alterando significadamente suas estruturas para torná-las mais flexíveis. É a distribuição das pessoas entre posições sociais que influenciam os relacionamentos e diferença entre elas é a de papéis desempenhados pelas mesmas, isto implica:

- A divisão de trabalho (distribuição das tarefas entre as pessoas);

- Hierarquia (distribuição das pessoas);

- Produzir produtos organizacionais e atingir as suas metas;

- Minimizar as variações individuais sobre a organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com