TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração de baby boomers

Tese: Geração de baby boomers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

Geração Baby Boomers.

A Geração Baby Boomers surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação.

O termo em inglês “Baby Boomers” pode ser traduzido livremente para o português como “explosão de bebês”, fenômeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos.

Os Boomers também são identificados como inventores da era “paz e amor”, pois tinham aversão aos conflitos armados. Preferiam a música, as artes e todas as outras formas de cultura como instrumentos para evolução humana do que as guerras.

Nos dias de hoje os pertencentes à geração Baby Boomers, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas. Por exercerem funções de chefia, e muitas vezes em nível estratégico, chocam-se diretamente contra as gerações mais jovens no que diz respeito aos seus ideais, o que ocasiona um contraste de comportamento e valores considerável, que já é apreciado com grande cuidado nos setores de recursos humano e estratégico das organizações, que por sua vez tentam administrar positivamente os conflitos e reverter as diferenças em potenciais de atuação.

Essa geração nascida no pós-guerra (Segunda Guerra Mundial), a qual, salvo raras exceções, mantinha uma perspectiva otimista e uma profunda ética profissional, porém a postura diante da autoridade era uma relação de amor e ódio. A liderança se dava por consenso e apresentava um grande espírito de automotivação, apesar das incertezas. Esse conceito não é tão amplo para nós quanto é para os americanos, japoneses, ingleses e alemães, entre outros, que viveram o período difícil, antes e depois da Segunda Guerra.

Estamos num mundo altamente tecnológico, onde em qualquer organização, a tecnologia é de extrema importância. Hoje em dia todos estão acostumados com o avanço tecnológico, pois esse avanço além de ajudar nas empresas, ajuda muito na vida pessoal de muitas pessoas.

Geração “X”.

A geração x ( nascidos entre 1965 a 1981) são profissionais que constroem carreira ao longo dos anos, costumam crescer junto com a empresa que trabalham, é auto-suficiente e confiante ao que é atribuído, acima de tudo independentes.(LANCASTER;STILLMAN,2011).

Os baby boomers valorizam muito a empresa em que trabalham e preferem construir vínculos com essas organizações, valorizando assim o crescimento profissional, a geração x motiva-se quando sente que confiam em seu trabalho, gostam de receber muitas tarefas, mas querem ser donos de suas prioridades.

Os boomers também são conhecidos por possuir uma mistura de esquizofrenia de idealismo e sucesso competitivo, característica dos boomers, hoje em dia , muitos baby boomers guardam dentro de si um desejo irrefreável de fazer a diferença, cada vez mais, muitos têm se defrontado com a realidade de que não realizaram os planos da sua adolescência, com isso aos 50, 60 anos redireciona a energia e a atenção para “fazer mais”.

Sobre a geração X, podemos dizer também que:

São aptos em experiência e dedicação, possuem medo inconsciente de ser despedido ou substituído por alguém da geração Y.

Tem a característica de vestir a camisa da empresa com foco nos resultados finais.

Buscam equilíbrio na vida pessoal e profissional.

São imigrantes digitais, aprenderam a usar a tecnologia digital na adolescência.

É de costume possuir um nível elevado de estresse.

Geração “Y”.

Possuem elevado auto-estima.

São comprometidos com seus valores, impulsivos, enfrentam sem medo posições de poder.

São fascinados por desafios e querem fazer tudo a sua maneira.

Com perfil multitarefa, odeiam burocracias, controle e atividades rotineiras.

Gostam de horários flexíveis e usar roupas informais.

Vivem em rede e são nativos digitais.

Geração “Z” e suas característica.

A geração Z também é conhecida como pessoas de multitarefa, ou seja, sabem fazer várias atividades ao mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com