TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negócios Internacionais

Artigo: Gestão De Negócios Internacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas

Aluna: Lorena Gomes Villar de Lucena

RA: 2033002413

Esta atividade é fundamental para que você entenda como surgiu o GATT (Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio) e como se deu seu processo de evolução até transformar-se na OMC (Organização Mundial do Comércio).

Conforme já vimos no resumo da aula-tema 03, os países se utilizam de diferentes métodos para se defenderem da concorrência internacional, principalmente quando alguma injustiça é cometida nas negociações. Para isso, aplicam barreiras tarifárias e não-tarifárias e fazem uso de algumas medidas compensatórias para proteger seus mercados da concorrência desleal. Vimos também que a Organização Mundial do Comércio (OMC) foi um órgão criado para garantir os direitos e obrigações de cada agente nas relações comerciais mundiais, visando proteger os países envolvidos dos prejuízos causados pelas práticas consideradas injustas no comércio internacional.

Sendo assim, essa atividade de autodesenvolvimento pretende fazê-los compreender como evoluiu esse órgão, desde sua criação até a transformação na OMC.

Passo 1: Leia o capítulo:

3.2 "Do GATT à OMC" p. 31 do livro-texto.

Leia o artigo "Do GATT à OMC: O que mudou, como funciona, perspectivas", disponível no endereço descrito nas referências bibliográficas do resumo desta aula-tema.

Leia também o Resumo e os Conceitos Fundamentais desta aula-tema.

Passo 2: Responda, por escrito, em no máximo 15 linhas:

a) O que foi o GATT?

A sigla corresponde a "General Agreement on Tariffs and Trade" que em português significa: Acordo Geral de Tarifas e Comércio que resultou na falta de sucesso das conversações entre os países para formar a Organização Internacional de Comércio (a OMC) e para reduzir as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos e Inglaterra. O GATT foi mais uma das iniciativas criadas depois da Segunda Guerra Mundial para regular a economia global. O primeiro acordo conhecido desta versão é conhecida por GATT 1947 que alem de reduzir as tarifas pós guerra, foi feito para estabelecer regras comerciais entre as nações com a intenção de minimizar a situação injusta das negociações entre aqueles países.

b) Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

A Organização Mundial do Comércio deu início em 1º de janeiro de 1995, surgiu com as atribuições de gerenciar os acordos multilaterais e plurilaterais de comércio sobre serviços, bens e direitos de propriedade intelectual comercial. É uma instituição com personalidade jurídica que surgiu com o objetivo de proporcionar e regulamentar o livre comércio entre as nações participantes.

A OMC é regida por cinco princípios que devem ser seguidos pelo seus membros: O principio da não discriminação, o segundo da previsibilidade, o principio da concorrência leal, depois o da proibição de restrições quantitativas, e por ultimo o principio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com