TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negócios Internacionais

Trabalho Universitário: Gestão De Negócios Internacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  6.795 Palavras (28 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 28

INTRODUÇÃO

Cada vez mais a área de Negócios Internacionais vem ganhando relevância no cenário nacional e com o propósito de serem capazes de competir internacionalmente várias empresas brasileiras têm adotado uma estratégia de expansão e crescimento internacional, pois o envolvimento com o mercado externo geralmente proporciona novos conhecimentos, além da possibilidade da diversificação de riscos e de aumento no nível de atividade. Esse processo de internacionalização pode tornar as empresas mais competitivas e rentáveis.

Este trabalho tem por objetivo descrever como ocorre esse processo, através da produção de um plano de internacionalização de uma empresa nacional no ramo de cosméticos, a empresa Natura, desenvolvendo este plano com base nos assuntos estudados na disciplina de Gestão de Negócios Internacionais.

ETAPA 1

Apresentação da empresa escolhida

A história da Natura começa em 1969, com a abertura de um laboratório e uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por Luiz Seabra. Desde o início, suas ações têm sido movidas por duas paixões: pela cosmética, como instrumento de promoção do bem-estar e do autoconhecimento, e pelas relações humanas. A Natura Cosméticos S.A. é uma companhia integrada, que desenvolve, fabrica, distribui e comercializa produtos de higiene e beleza.

Referente ao mercado internacional a Natura tem uma linha de qualidade que atingiu todo o Brasil, com o público que atinge todas as idades, tendo vários tipos de produtos e utilizando vários tipos de matéria-prima para atingir toda a necessidade e a essência natural das frutas brasileiras.

Apresentação do Produto escolhido: Natura Ekos - A conexão entre homem e natureza.

Unindo o conhecimento tradicional à tecnologia verde, Natura Ekos busca preservar o patrimônio ambiental e cultural brasileiro. Obtidos de forma sustentável, os ativos da linha oferecem benefícios comprovados cientificamente para o corpo e para os cabelos. Surpreendendo com as cores, fragrâncias e texturas que são Estratégia e perspectivas de mercado: Nesse ambiente em expansão, a Natura está empenhada em assegurar que os serviços para suas Consultoras e consumidores finais alcancem um patamar de excelência, ampliando os diferenciais competitivos da marca Natura. Tendo em vista a alta penetração dos produtos, presentes nos lares de cerca de 100 milhões de brasileiros, e a liderança da marca Natura na preferência dos consumidores, com mais do que o dobro da segunda colocada, eles tem a oportunidade de ampliar a frequência de compra dos consumidores e a variedade de produtos adquiridos. Com isso, serão impulsionados os ganhos de produtividade das Consultoras.

O Incoterm EXW

Vender ou comprar sobre o Incoterms Ex-Works significa que o exportador (vendedor) transfere seu risco e se custo ao importador (comprador) no momento em que ele coloca à disposição deste último, em sua fábrica, armazém, mina, fazenda, na origem, a mercadoria pactuada em um contrato firmado anteriormente, sem que esta esteja desembaraçada para exportação, sem as licenças de exportação (se houver) e não carregado em qualquer veículo coletor.

Na prática, quando um importador adquire mercadorias na condição Ex-works, ele terá de arcar com todas as despesas e riscos do processo de exportação no país de origem até a entrada em seu estabelecimento comercial no país destino. Despesas como carregamento na origem (fábrica), transporte interno e seguro interno, despesas alfandegárias e impostos se houver, carregamento no porto/aeroporto de origem e frete internacional correão por conta do comprador. Esta sigla representa a mínima obrigação para o exportador.

No Brasil, este tipo de Incoterms tem pouca aplicação na exportação, uma vez que a legislação brasileira obriga que o desembaraço aduaneiro seja feito pelo exportador. Entretanto, na importação não há qualquer tipo de restrição.

Assim, se o importador brasileiro desejar comprar um produto no exterior e a condição pactuada for o Ex-Works, basta que ele contrate um agente no exterior que possa gerenciar todos os custos e riscos da operação após a disponibilização pelo exportador da carga, e daí por diante tudo acontecerá sob responsabilidade deste contratado. É muito comum que este agente seja um também um representante de um transportador internacional, e que estas despesas ocasionadas sejam cobradas no conhecimento de carga internacional.

Para efeitos de tributação no Brasil, não haverá perdas, pois o artigo 77 do novo regulamento aduaneiro (Decreto 6.759/09) determina que “Integram o valor aduaneiro, independentemente do método de valoração utilizado, o custo de transporte da mercadoria importada até o porto ou o aeroporto alfandegado de descarga ou o ponto de fronteira alfandegado onde devam ser cumpridas as formalidades de entrada no território aduaneiro”. Ou seja, sendo pago pelo exportador ou sendo pago pelo agente e cobrado do importador, a base de cálculo dos tributos no Brasil será a mesma.

Mesmo tendo mínima obrigação na operação, o exportador deve cooperar em alguns pontos vitais para o sucesso do embarque da mercadoria pelo comprador:

1. Ao disponibilizar a mercadoria, deve entregar a fatura comercial (ou documento equivalente) para que o comprador providencie os trâmites de embarque;

2. As licenças de exportação, se existir, ficarão por conta do comprador. Entretanto, se for necessário o vendedor deverá dar-lhe assistência no país de exportação. Como exemplo, informar os códigos de registros que por ventura o produto tenha documentos comprovando testes e certificações, entre outras coisas;

3. O vendedor deverá notificar ao comprador, o local e a data exata onde os bens estarão disponíveis e quais os recursos (máquinas, homens, ferramentas) serão necessários para o embarque, e que isto ficará por conta de quem está comprando;

4. As despesas de embalagem e de conferência correm por conta do comprador. Esta embalagem deverá aquela usual para exportação, apropriada a cada tipo de mercadoria.

Segue abaixo o cálculo do preço EXW de exportação deste produto:

Preço mercado interno sem IPI R$ 6500,00

(-) ICMS 3% R$ 195,00

(-)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com