TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Negócios Internacionais

Projeto de pesquisa: Gestão de Negócios Internacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre vários aspectos voltados a Gestão de Negócios Internacionais, passando pela Globalização, Exportação e Importação, Marketing Internacional, Tratado Comerciais, política externa Brasileira, economia Externa da América Latina na década de 90.

Esse estudo irá nos dar uma idéia melhor sobre o que é e como funciona o mercado externo entre países diferentes. Percebemos que existem medidas protecionistas defendendo interesses interpessoais. Também temos situações de marketing voltado para á analise de mercado, visando melhor desempenho nas importações e exportações. Iremos perceber também que a Globalização trouxe muitas mudanças ao mundo atual. Um exemplo disso é a velocidade com que uma informação se espalha rapidamente ao mundo, trazendo uma idéia de que o mundo não tem fronteiras, e que cada vez mais está interligado.

2. DESENVOLVIMENTO

Hoje vivemos em um mundo sem fronteiras, um mundo as informações se propagam muito rapidamente, passando a impressão de que ele é cada vez fica menor. A globalização trouxe a abertura do mercado, criando a necessidade de mercados antes desconhecidos interagirem, trazendo opções de acordos e negócios, antes jamais vistas.

A globalização trouxe várias mudanças a nível mundial, falando do processo de importação, as empresas começaram a buscar produtos e soluções, que não encontradas em seus mercados internos, em outras partes do mundo antes não conhecidas. Essa situação provocou queda de preços seguido da melhora significativa da qualidade dos produtos, pois as empresas foram forçadas a isso. Essa foi a maneira encontrada de serem competitivas e continuarem no mercado. Já no aspecto da exportação, a abertura do mercado trouxe uma nova opção às empresas. Muitas delas viram aspectos vantajosos em exportar seus produtos, pois viram mercados mais atrativos e lucrativos. Mais como conhecer esse novo mercado, a ponto de importar ou exportar produtos? Nesse momento surgiu a necessidade de estudar esses mercados e suas tendências, com o intuito de atender novas demandas, com isso surgiu o Marketing internacional. O papel do marketing internacional é estudar o mercado alvo, suas tendências, geográfica, aspectos culturais, etc. Com esse estudo as empresas conseguem direcionar seus produtos, tornando-se mais competitivas, e isso fará com que a exportação tenha mais chances de ser bem sucedida. O marketing Internacional aprofunda seus estudos nos aspectos culturais de uma determinada região, mas não apenas isso, ele é capaz de criar necessidade nas pessoas ou corporações, necessidades essas desconhecidas antes. Esse é o papel do marketing, despertar o interesse por algo.

Um exemplo de marketing internacional ocorreu na década de 80, onde uma grande marca Japonesa queria exportar seus produtos para os Estados Unidos. Nesse momento a empresa enviou um grupo de empreendedores aquele pais, com o intuito de estudarem o comportamento das pessoas. Começaram a observar o publico mais que classificaram como mais vulnerável, que foram os Jovens. Verificaram que os jovens tinham vários costumes, um deles era andar com grandes rádios escutando musica. Viram que o radio era grande e pesado, e em sua maioria desajeitada no seu transporte. Foi então que decidiram criar algo portátil e fácil de carregar e de se locomover com ele, tiveram então a idéia de lançar um produto, um radio portátil, mas não era um simples rádio, ele vinha com fone de ouvido, reproduzia musica através de fita, e foi batizado com o nome “walkman”. Essa radio caiu no gosto dos jovens daquele pais, e muito rápido se espalhou pelo mundo virando uma febre mundial. Conseqüentemente logo depois veio a evolução com o “discman”, que por sua vez também foi sucesso mundial. Ambos os produtos foram bem sucedido no mercado, e logo colocaram a empresa como uma das maiores do mundo. Esse caso ilustra bem o que é um estudo de mercado, ou Marketing Internacional, foi apartir dele que a empresa Japonesa infiltrou-se nesse nicho de mercado, conseguindo resultados expressivos.

O comercio internacional hoje compões boa parte das riquezas de grandes corporações e até mesmo parte das riquezas de um pais. Hoje ela representa parte significativa até mesmo do PIB, afetando a balança comercial, que é a diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com