TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gthafbdfab

Por:   •  2/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

TITULO DA CAPITULO – 1

O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÁNEA: MUITOS DESAFIOS

1.1- O PEDAGOGO E A SUA IDENTIDADE

  • Consideramos  que as identidades vão se formando como resultado de uma experiência de OPOSIÇÃO e APROXIMAÇÃO, á medida que os pedagogos s reconhecem pertencentes a determinado grupo. Na sociedade, fazemos parte de. Vários grupos, com uma certa continuidade, mesmo que transitória, nos quais o

  • Para Castelo Branco (2004), quando se fala em identidades, deve ser considerado que nem tudo que cada indivíduo ou grupo considera “ser” é imediatamente possível de ser dito, e mais ninguém “é” de forma estável e plenamente definível se for considerados o dinamismo da vida e características do “ser” humano, o qual só se constituem nas relações como o outro. Hoje, o ”eu”  participa de diversos grupos, entremeando diferentes  identificações, e não há um “eu” e um “nós” idêntico a “si mesmos” ininterruptamente. Há indivíduos e grupos “sendo”.

1.2- A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM QUESTÃO

  • Os caminhos da educação hoje ainda  estão pautados pelo modelo neoliberal, que privilegia o MERCADO e as necessidades do capital, no qual os sujeitos encontram-se aprisionados e reproduzem os relações sociais, e que dissemina valores como competitividade, fragmentação, espaços diferenciados de formação e uma formação voltada para competências e para a resolução de problemas que auxiliam no processo de exclusão deflagrado em nossa sociedade.

  • A dita democratização da educação brasileira passou por diferentes etapas, num processo que se iniciou com o direito universal ao acesso á educação e, posteriormente, com o direito a um ensino de qualidade, que compreendiam a participação democrática na gestão das escolas e dos sistemas de ensino.

PONTO FINAL(TERMO USADO PELA AUTORA PARA CONCLUIR)

  • Na dinâmica neoliberal, as politicas e praticas de gestão da educação são, essencialmente das relações sociais, do poder e do domínio do capital, da logica do mercado, da esfera econômicas sobre as outras esferas da vida. Mesmo a escola, que tradicionalmente tem servido para atender aos interesses da sociedade capitalista por meio da disseminação do sabor e da informação, acaba por “possibilitar ás pessoas das classes subalternas captarem de maneira objetiva a própria realidade social contraditórias da qual fazem parte” (paro,2002,p.108).com base na percepção critica da situação injusta que condiciona sua existência, o cidadão passa a ter subsídios para reivindicar condições de vida mais justas e igualitárias.

  • A educação é vista pelos profissionais da educação deixa de ser vista como direito para ser tratada como MERCADORIA, como PRODUTO DE CONSUMO, e em vez de se tratar com cidadãos, passa-se a tratar com clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com