TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Holocracia

Pesquisas Acadêmicas: Holocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 4

ISMEC/FACSUM

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGO EM LOGÍSTICA

Rodrigo Luz

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

HOLOCRACIA

JUIZ DE FORA_MG

2014

Com as necessidades de atender cada vez mais rapidamente a demanda dos clientes e as complexidades cada vez maiores nas empresas, tem feito com que as organizações adotassem novos paradigmas de gestão e desenvolvimento de produtos e serviços. Com o objetivo de atender as necessidades do mercado surgiram à teoria de complexidade e os métodos gerais (SCRUM) são métodos ágeis usados nos desenvolvimentos de SOFTWARE, esses são alguns paradigmas que facilitam a compreensão das novas dinâmicas, gerando resultados mais rápidos e eficientes.

Temos hoje uma organização que trabalha de forma cooperativa em projetos e processos multiculturais e multi-internácionais, com escalas alternativas de horários e home Office que são realizadas em boa parte das empresas brasileiras. Para atender esta nova visão de governança e padrões de convivência foi desenvolvida um novo conceito de gestão chamado Holocracia, uma nova metodologia que utiliza vários conceitos dos métodos ágeis e da teoria de complexidade para criar um arcabouço coerente e eficiente de gestão e de relacionamento entre as pessoas nas empresas.

Holocracia

Na definição de Brian J.Robertson “holocracia é um sistema para dirigir e governa empresas de forma ágil”.

È um sistema chamado “HOLOCRACY”, termo traduzido para holocracia, que abre mão da hierarquia dos cargos e dos gerentes.

O sistema consiste basicamente na eliminação hierárquicos de cargos formais em favor da sobreposição de círculos, onde as pessoas podem ter várias papeis diferentes, o objetivo é aumentar o nível de responsabilidade, já que os empregados passam a responsabilizar e a serem responsabilizados por todos os seus colegas de trabalho. O sistema pretende também dar total transparência aos processos administrativos e com isto ,resolver de forma rápida e publicamente as fontes de tensão e de lentidão. (Hermano projetos, 2014 ,cultura do trabalho )

De acordo com o site oficial da holocracia (Holocracy.org), a holocracia é um sistema de distribuição de autoridade. Ao contrario do convencional de cima para baixo ou de baixo para cima, abordagens progressistas que integra os benefícios de ambos, sem depender de lideres heróicos parentais onde todo mundo se torna um líder de seus papeis e um seguidor de outros.

Brian J. Robertson 2007, um dos maiores especialistas no assunto, define seis características principais de uma empresa holocrática:

Organização em Círculos: a organização se constrói com uma “hologarquia” de círculos semi-autônomos auto-organizados. Cada circulo tem um propósito que vem de um nível superior, e terá a autoridade e a responsabilidade de executar, mensurar e controlar seus próprios processos para alcançar este propósito. O círculo é composto por diversos papéis (roles) individuais.

Conexões duplas ou relacionadas: um círculo sempre está conectado com o circulo de nível superior mediante por pelo menos duas pessoas que pertencem e tomam parte na tomada de decisões de ambos os círculos. Uma dessas conexões é a pessoa que representa o circulo superior e tem a responsabilidade global pelos resultados do circulo inferior e a outra é a pessoas eleita dentro do circulo de nível inferior.

Reuniões do Círculo: cada círculo se reúne regularmente para estabelecer as políticas e delegar as responsabilidades e o controle das áreas funcionais e de papéis específicos.

Decisões por emergência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com