TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homo Economicus

Artigo: Homo Economicus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 2

O CONCEITO DE HOMO ECONOMICUS

De acordo com Taylor, o homem só vai à busca de uma atividade profissional para poder obter um padrão de vida satisfatório através de um salário, e não necessariamente por gostar ou ter qualquer tipo de afinidade com a atividade a ser exercida.

Essa afirmação pode parecer um tanto quanto óbvia, mas existem casos isolados em que a atividade profissional condiz com o plano de carreira que certas pessoas tinham traçado em mente, independente das dificuldades encontradas até tudo correr como o esperado.

Kirk Lee Hammett é um belo caso isolado. Guitarrista da banda Estadunidense Metallica, e tido como um virtuoso se tratando da sua profissão, Kirk sofreu com a falta de coordenação motora no período em que começou a aprender a tocar guitarra, sendo que muitas pessoas, inclusive seu próprio professor, insistiam para que ele resolvesse seguir outros rumos. Mas com uma dedicação sem igual e até mesmo sacrificante, ele dominou a arte de tocar guitarra e alcançou seu objetivo, que era seguir carreira profissional tocando guitarra. E ganha muito bem com isso.

Existem também alguns casos em que pessoas estão com um plano traçado, mas uma novidade inesperada os leva para um futuro totalmente diferente do planejado. É o caso de Jonas Gonçalves, jogador de futebol.

Jonas cursava Farmácia, sendo que esse era seu desejo. Porém, certo dia, em um jogo de futebol amistoso no interior de seu município, ele foi descoberto e selecionado para participar do elenco do time chamado Guarani de Campinas, em São Paulo. Sua carreira como jogador decolou, e hoje ele é um atacante de prestígio na Europa, ganhando muito mais do que se fosse um farmacêutico, como era sua vontade inicial. Esse é um dos casos que provam que o fator financeiro pesa muito na hora de seguir um plano de carreira.

Mas nem como nem todo mundo tem sorte, a sobrevivência de muitas pessoas depende, não da carreira que elas querem seguir, mas da oportunidade que a vida os proporciona. Pessoas sem maior preparação, sem estudo e aperfeiçoamento em uma área específica de conhecimento tendem a captar oportunidades de trabalho que geralmente são mais árduas e menos lucrativas. É o conceito de que quem tem preparo tem as melhores oportunidades, sendo que quem não tem preparo deve aceitar as menos vantajosas, ou simplesmente deve ficar sem emprego. Até certo ponto, justo. Por outro lado, injusto por haverem grandes talentos que não são lapidados por uma falta de oportunidade, por não preencherem os critérios de seleção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com