TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INAPA- AEN

Artigo: INAPA- AEN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  5.717 Palavras (23 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 23

Introdução

Com o presente trabalho pretendemos avaliar uma empresa de referência, líder em Portugal e no mundo – o Grupo Inapa, sendo que a atividade da empresa se centra na distribuição e comércio nacional e mundial de papel, embalagens e comunicação visual, com um foco numa a Inapa. A Inapa quando foi constituída em 1965 começou por produzir papel de impressão, sendo que foi a primeira fábrica portuguesa de produção de papel em massa, posteriormente alargou a sua actividade para a distribuição de papel e impressão, mais recentemente a Inapa alargou a sua actividade a duas novas áreas de negócio - a embalagem e a comunicação visual. Esta empresa foi crescendo de uma forma sustentável através da combinação de aquisições de empresas (nacionais e internacionais) bem conceituadas no mercado e com o mesmo ramo de atividade.

Devido ao crescimento exponencial das novas tecnologias digitais supôs-se que a tendência para o consumo do papel iria diminuir progressivamente, devido a este ser considerado um produto substituto e constituir uma ameaça para o uso tradicional do papel como meio de comunicação e suporte de informação. Contudo, constatou-se que o consumo de papel em Portugal e a nível mundial tem vindo a crescer ano após ano e o desenvolvimento das tecnologias digitais em vez de deixar antever o fim da utilização do papel, tornou-se o grande causador do incremento do consumo (também devido ao aumento dos níveis de escolaridade, hábito da utilização da forma tradicional, aumento do nível de vida.

Quando procedemos à avaliação de uma empresa ou negócio é essencial ter em atenção que não existe um valor absoluto para uma empresa.

Nós iremos avaliar a Inapa em 3 óticas de avaliação, pela ótica patrimonial, pela ótica de comparação com o mercado, e pela ótica do rendimento. Para podermos aplicar as diferentes óticas de avaliação, temos de proceder previamente a uma análise profunda de todos os recursos da empresa - duo dilage. A avaliação é um processo essencialmente subjetivo, pois depende da ótica de cada avaliador, das suas características pessoais, do contexto económico, social e político em que a avaliação é efetuada, das circunstâncias que promovem a necessidade da avaliação como uma aquisição ou venda e da seleção e aplicação dos diversos modelos de avaliação. São vários os fatores que podem originar a necessidade de se proceder a uma avaliação tais como: análise de projetos de investimento; liquidação; fusões, aquisições e cisões; capacidade de gestão dos gestores; avaliação de estratégias; privatizações e processos de entrada em bolsa e reestruturação.

1.Descrição do Negócio e Due Diligence

Apresentação da empresa - História

A Inapa foi fundada a 24 de Novembro de 1965 com a denominação de Inapa - Indústria Nacional de Papéis, SARL, formando-se, inicialmente, como produtora de papel de impressão branco, sendo a primeira fábrica de papel nacional em grande escala. O grupo Inapa tem vindo a marcar a sua posição de liderança essencialmente através do crescimento com base nas suas aquisições.

Posteriormente, em 1978, a Inapa concretizou a sua primeira aquisição a J. Gaspar Carreira (distribuidora de papel e fabricante de envelopes português). Em 1980 as suas acções são cotadas na Bolsa de valores de Lisboa, sendo que esta foi a primeira empresa de papel a nível nacional e europeu a ser cotada na Bolsa. No ano de 1987 o grupo é reestruturado transformando a Inapa numa Holding (para melhorar a sua estrutura de capital e também usada como parte de uma parceria com outras empresas) e, nesse mesmo ano foi criada a edição Inapa (Portugal), em 1989 compra a Sacopel (Portugal). No ano de 1992 o negócio da distribuição de papel expande-se contando com 10 armazéns e empresas de distribuição, dos quais cinco em Portugal Continental, dois nos Açores, dois em Espanha e um em Inglaterra (inicio da Internacionalização). Mais tarde em 1998 a Inapa comprou o grupo Mafipa (França, Bélgica, Luxemburgo e Suíça), adquirindo também a Tavistack Paper Sales (Inglaterra) e a SDP.

Em 1999, a IDISA é fundada em Espanha e neste mesmo ano a Inapa adquire a Lucchetti Decart (Itália). Em 2000 deu início às obras no novo centro de logística de Madrid. A Inapa manteve-se um produtor de papel até Fevereiro de 2000, quando vendeu os seus ativos industriais à Papercel/Portucel e centrou a sua actividade de distribuição de papel.

E no mesmo ano decide, então, adquirir a Papier Union, sendo este o terceiro maior distribuidor de papel alemão (passando então a contar com operações em 10 países), e comprou ainda a Buropapier situada na Bélgica.

Passado um ano (2001) a Inapa lançou a sua primeira marca própria INAPA – TECNO. Em 2002 deu-se o início da atividade do novo centro de logística, IDISA em Madrid e o lançamento do primeiro site do grupo Inapa (www.papel.online.pt). Em 2004 expandiu a sua actividade ao comprar a Boumgarther - distribuidor Suíço, em 2005 ao comprar a olímpia - distribuidora Belga, e em 2006 ao adquirir a HTL – GmbH Verpackung e a Hennessen GmbH & Potthoff, empresas de embalagem em Espanha, e a aquisição da Logistipack, SAS – empresa de embalagem Francesa.

Figura 1 - Cronologia das Aquisições da Inapa

Fonte: Adaptado da História da Empresa, http://www.inapa.pt/pt

Áreas de negócio – Produtos

Papel

O principal negócio da Inapa é a venda e distribuição de papel para a indústria gráfica, editores, escritórios e empresas. Durante os últimos anos a Inapa fortificou-se no mercado, sendo considerada como a quarta maior distribuidora de papel a nível europeu. Acarreta também o privilégio de nos seus cinco principais mercados o Grupo estar no top três dos maiores players de mercado, principalmente devido à forte combinação de experiência em logística e um profundo conhecimento da indústria de papel.

A Inapa oferece aos seus clientes uma gama de produtos com doze mil referências de papel. Para além do papel, oferece também produtos como por exemplo: tonners e tintas (com grande sucesso devido à qualidade de impressão e produtividade); consumíveis gráficos (tintas, produtos de limpeza, aditivos, cobertores de impressão, as chapas e os vernizes), e ainda disponibiliza aconselhamento técnico especializado e experiente. No ramo Office a Inapa oferece ainda produtos de economato que satisfazem as necessidades de qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com