TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLAÇÃO

Resenha: INFLAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Resenha  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  157 Visualizações

Nada mais natural que a inflação seja um dos temas centrais do cenário político, ainda mais em um País com o nosso histórico econômico e em um ano eleitoral. Muitos usam deste tema para ter vantagens políticas, e a inflação se transforma em uma ferramenta para artimanhas de campanhas políticas. Mais existem situações que estão além desta articulação política.

O governo faz manobras principalmente utilizando-se da taxa de juros do Banco Central, a Selic elevada inibe o consumo, mas beneficia instituições financeiras.

Um dos problemas principais é a inflação dos serviços, esse aumento de preço nos serviços é uma das consequências do aumento geral de renda da população e da ascensão social dos mais pobres.

O aumento salarial fez com que a procura por serviços de saúde, hotelaria, alimentação, entre outros, aumentassem, porem a oferta desses produtos não estão acompanhando o tamanho da demanda. Resultado: Aumento da demanda e escassez da oferta resulta no aumento dos preços.

A Copa do Mundo de levar o indicador da inflação para cima, e isto gera uma preocupação. Segundo alguns especialistas a aceleração do IPCA de 5,2% em 2013 é projetada para 5,5% em 2014, com alta de 9,5% na inflação de serviços.

Num quadro já ruim, o evento da Copa do Mundo pode contribuir num sentido contrario e negativo. Faltando pouco menos que 30 dias para a Copa já observamos aumentos nos preços, principalmente nos locais que sediarão os jogos, e este aumento certamente fará diferença na apuração final da inflação neste ano.

-REFERÊNCIAS:

• http://www.camaradenegociosba.org/index.php?option=com_content&view=article&id=286:copa-do-mundo-pode-aumentar-pressao-sobre-a-inflacao-em-2014&catid=3:noticias-do-dia&Itemid=26

• http://www.esns.org.br/rbrs/arquivos/rbrs_13_3.pdf

• http://www.suapesquisa.com/economia/consequencias_inflacao.htm

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com