TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À LIDERANÇA

Tese: INTRODUÇÃO À LIDERANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  Tese  •  2.943 Palavras (12 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 12

1 – INTRODUÇÃO A LIDERANÇA

A Liderança é um processo de conduzir grupos de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da empresa.

Uma boa Liderança é essencial em todas as organizações humanas principalmente nas empresas e em todas as demais áreas da administração.

Um gestor que conhece a motivação humana e sabe conduzir pessoas é um Líder e o sucesso dele e da empresa é certo.

Liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar, de uma forma bem clara, pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe, para que se atinja os objetivos propostos pela organização.

Entre os desafios apresentados pelo ambiente mutável, as organizações estão valorizando cada vez mais os gerentes que possuem habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderança.

2 - HISTÓRIA DA LIDERANÇA

O interesse pela liderança é tão antigo quanto o próprio homem. Bastou apenas que duas pessoas se encontrassem para que uma delas fosse solicitada a interpretar aquilo que deveria estar ocorrendo naquele momento e indicasse algum rumo a ser seguido. A liderança teve a sua origem no momento em que o próprio homem precisou organizar o mundo onde vivia, vendo-se praticamente obrigado a optar por algum tipo de orientação a respeito de como sair-se bem nele. Conceituar liderança é uma tarefa até certo ponto traiçoeira e ao mesmo tempo delicada.

A liderança também tem sido estudada sob forma de processo, de interação que envolve trocas sociais. Neste caso, o líder é visto como alguém que traz algum benefício ao grupo e a cada membro desse grupo. Em sentido inverso, os membros do grupo devolverão ao líder o seu reconhecimento traduzido pela forma que lhe confere a autoridade. Um líder deve estar em condições de preencher muitas das necessidades e expectativas do grupo, ajudando seus membros a lidarem com o ambiente interno e externo. É dessa forma que os líderes eficazes têm condições de ajudar a resolver alguns dos problemas daquelas pessoas que estão sob sua orientação.

A partir da teoria dos traços ficou evidente que os líderes, para serem apontados como eficazes, deveriam trazer consigo ao nascer certas características comportamentais, como, por exemplo, desfrutar do prestígio característico dos "grandes homens" e seus seguidores deveriam comporta-se passivamente ao segui-lo, sendo necessariamente influenciados por eles.

3 - O QUE É LIDERANÇA

A palavra liderança tem origem no termo em inglês leader, que significa líder. Em inglês, liderança é traduzida para leadership. Ex: He is a good boss because he has good leadership skills. / Ele é um bom chefe porque tem boa capacidade de liderança.

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.

O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos do grupo. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.

4 - COMO SURGEM OS LIDERES

Estudiosos afirmam que os lideres surgem nos momentos em que é necessária a liderança. Nota-se que quando há um grupo de pessoas reunidas, surge, de repente, um elemento que polariza a atenção dos demais. A aceitação é natural, á medida que ele é coerente e atende aos anseios da maioria. Hitler, por exemplo, surgiu em uma Alemanha desesperançada com sua economia caótica, marcada pela hiperinflação. Para os alemães, naquela oportunidade, Hitler foi muito importante. Reestruturou a economia, ordenou a sociedade, deu orgulho ao povo e restabeleceu o equilíbrio da nação. A conseqüência para o mundo e particularmente para outras nações não foi boa, mas para Alemanha, naquele momento, foi importante. Na segunda Guerra Mundial, por conta da situação.

5- LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objetivos definidos. Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe. Um chefe tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles. Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.

6 – DIFERENTES ESTILOS DE LIDERANÇAS

Na nossa tentativa de definir o conceito de liderança, deparamo-nos com tantos estilos de liderança, como de líderes. Mahatma Gandhi era muito diferente de Jack Welch e Richard Branson não é comparável a Martin Luther King, por exemplo. Os líderes podem ter diferentes personalidadades, diferentes níveis de formação e diferentes motivos para liderar.

Liderança autocrática: A liderança autocrática é uma forma extrema de liderança transaccional, onde o líder exerce um nível elevado de poder sobre os empregados ou membros da equipa. As pessoas que compõem a equipa não têm muitas oportunidades para apresentar sugestões, mesmo que estas sejam do interesse da equipe ou da organização.

A maior parte das pessoas não gostam de serem tratadas desta forma. Assim, este tipo de liderança tende a despolitizar elevados níveis de insatisfação. Além disso, os resultados da equipe não recebem a criatividade e a experiência de todos os membros da equipe, pelo que se perdem muitos dos benefícios do trabalho de equipe.

No entanto, no caso de alguns trabalhos de rotina ou sem exigência de qualificações, este estilo pode ser eficaz, se as vantagens do controlo se sobrepuserem às desvantagens.

Liderança carismática: Um estilo de liderança carismática pode parecer semelhante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com