TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação

Projeto de pesquisa: Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

A produção textual traz uma produção textual interdisciplinar individual traz um estudo realizado sobre os temas de microeconomia e macroeconomia ressaltando assuntos como a inflação, taxa de juros e taxa de cambio, um breve conhecimento sobre juros simples e compostos, sistema de parcelas uniformes e não uniformes, conceitos e características de orçamento empresarial e a diferença entre elisão e evasão fiscal, tudo para contribuir com os conteúdos estudados em sala de aula.

2 DESENVOLVIMENTO

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços, sendo um aumento dos preços, que envolve o conjunto da economia e do qual resulta na perda do poder aquisitivo da moeda. Em sua forma os preços aumentam tanto que as pessoas não procuram reter dinheiro, nem mesmo por poucos dias, dada a rapidez com que diminui seu poder de compra. Podemos verificar a influencia sobre a economia através da mídia. Por exemplo, “apenas uma das muitas piadas que pipocaram ao longo da semana sobre o mais novo símbolo da inflação. Na semana em que a inflação acumulada nos últimos 12 meses ultrapassou o teto da meta estipulada pelo Banco Central, o Brasil se transformou no “país do tomate”. Com alta de 122% em um ano, o fruto contribuiu para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechar o período em 6,59%”.Portanto a reportagem da Revista Época, monstra que o aumentando o valor dos tomates a contribui para o aumento da inflação e diminuição do poder de compra do consumidor.

A taxa de juros representa a alusão a valor, tendo o mesmo a utilidade ou proveito de ganho sobre um determinado valor, a taxa de juro indica o percentual em que um capital é investido num determinado periodo de tempo. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da midia. Por exemplo: o Jornal G1 na reportagem de Alexandre Martello que diz: “Depois do aumento dos juros no fim de agosto por parte do Banco Central, para 9% ao ano, o mercado financeiro manteve a expectativa para a taxa básica da economia, fixada pela autoridade monetária, em 9,75% ao ano no fechamento de 2013. O exemplo mostra que a taxa de juros em relação a empréstimos e financiamentos ficara na expectativa traçada pelo Banco Central, não acarretando aumento além das expectativas traçadas.

A taxa de câmbio se define como o preço de trocas entre a moeda de dois países. Nela é medida o quanto de moeda nacional deve ser utilizado para comprar moeda de outros países. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, “a moeda norte-americana iniciou o processo mais significativo de valorização na semana passada, quando ultrapassou a barreira dos R$ 2,10, após o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmar que o dólar é usado para combater a inflação. Na sexta-feira, o BC, no entanto, fez intervenção no mercado de câmbio para reduzir a alta do dólar ante o real, que acumulou em maio 7%.

Neste a reportagem Jornal G1 de São Paulo, mostra que ocorreu uma valorização do dólar expandindo a desvalorização da taxa de câmbio efetiva real, aumentado o dólar e diminuindo nossa moeda nacional.

O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidirem apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros.

Já no juro composto, o juro devido em cada período é adicionado ao capital inicial, constituindo um novo capital, sendo obtidos juros sobre juros e um capital crescente ao longo do tempo.

Em relação ao sistema de parcelas uniformes são quando os pagamentos ou recebimentos são de valores iguais, representando-se em prestações iguais, sendo bastante comum em operações comerciais como financiamentos de eletrodomésticos, financiamentos imobiliários etc.

Entende-se a sequência uniforme como sendo o conjunto de pagamentos (ou recebimentos) de valor nominal igual, que se encontram dispostos em períodos de tempo constantes, ao longo de um fluxo de caixa. Se a série tiver como objetivo a constituição do capital, este será o montante da série; ao contrário, ou seja, se o objetivo for a amortização de um capital, este será o valor atual da série. (TEIXEIRA, 1998).

Já o não uniformes se denominam quando os pagamentos ou recebimentos apresentam valores distintos.

Já os Orçamentos se classificam como sendo um plano financeiro estratégico da administração, onde toda empresa, independente do tamanho deve possuir para poder lidar com situações inesperadas, tem o objetivo de identificar componentes do planejamento financeiro, tendo como responsabilidade a análise dos processos e desempenho das funções administrativas.

Catelli (2001) afirma que os orçamentos devem expressar quantitativamente os planos de ação, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as políticas estabelecidas para a empresa, para determinado período, que servem também para a coordenação e implantação desses planos

Sua utilidade se volta na sua totalidade para as empresas de grande porte e multinacionais, mas também pode ser aplicada a pequenas e médias.

Os orçamentos garantem uma estrutura dentro da qual funcionários, departamentos e a empresa toda podem trabalhar. Estimulam as pessoas a pensar no futuro e planejar com antecedência. Comparar diferentes orçamentos pode ajudar a coordenar e motivar os funcionários. Também fornece uma maneira de avaliar detalhadamente diferentes aspectos da empresa. (BROOKSON, 2000)

WELSCH, (1983) define orçamento como um plano administrativo que abrange todas as fases de operação para um periodo de tempo definido. É a expressão formal das politicas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.

Para Oliveira, Perez Jr e Silva (2002) o papel do orçamento na gestão de uma empresa é bem compreendido se for relacionado às funções administrativas, que podem ser resumidas em três funções básicas: planejamento, organização e controle.

Planejar: representa a forma como ele e sua empresa pretendem atingir os objetivos propostos. Organizar: representa a melhor disposição dos recursos da empresa. Suas atividades, as de seus subordinados e todos os recursos disponíveis deverão estar dispostos de maneira a alcançar os objetivos propostos de forma mais eficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com