TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ksdfgrsdhgirjhç

Dissertações: Ksdfgrsdhgirjhç. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Dentre os processos administrativos, o planejamento determina de forma antecipada quais são os objetivos e como se deve fazer para alcançá-los, obtendo o maior resultado possível. Através do planejamento podemos definir onde queremos chegar e como fazer para atingir os objetivos de acordo com as necessidades. Esse é um trabalho minucioso que exige grande habilidade e competências para resolução de problemas e possíveis mudanças dentro da organização. O administrador deverá dosar os custos e benefícios para essas mudanças.

Planejamento Estratégico: Envolve toda a organização, com maiores prazos, sendo desenvolvido nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, preocupando-se em atingir os resultados globais através da eficácia da organização. Por ter maiores prazos, há dificuldade na projeção de ações, pois suas decisões são baseadas em subjeções e não em dados reais, dificultando o processo.

Para que esse planejamento obtenha o resultado esperado, é necessário seguir todas as etapas. São elas:

1. Determinação dos objetivos – É necessário saber aonde a empresa quer chegar, qual o resultado a se alcançado;

2. Análise ambiental externa – Sabe o que acontece em sua volta, analisar o mercado, saber quais são as oportunidades e as ameaças;

3. Análise organizacional interna – Analisar como a empresa se comporta mediante a situação, seu pontos forte e fracos, vantagenes e desvantagesn;

4. Formulação de Alternativas: O que fazer para alcançar o resultado

5. Implementação e execução: Colocar em prática o que foi definido

6. Avaliar os resultados: Verificar como a empresa está reagindo.

Vale a pena ressaltar que diferente do planejamento estratégico, a gestão estratégica tem como objetivo implementar novos modelos para gestão, buscando avaliar as estratégias existentes, analisando seus resultados, focando sempre no futuro, observando, e acompanhando para possíveis oportunidades e riscos que possam surgir.

Planejamento Tático: É projetado para médio prazo, porém mais detalhado. Envolve cada departamento da organização, preocupando-se com objetivos departamentais.

É implementado nos níveis mais baixos da empresa é elaborado pelos gerentes ou executivos, tendo como base o planejamento estratégico par que o mesmo obtenha sucesso. Sua amplitude é departamental, sendo assim atinge partes da empresa. Há três tipos de planos táticos, são eles:

1. Planos de produção - Busca novas metodologias de trabalho e novas tecnologias para suporte no desenvolvimento das tarefas;

2. Planos financeiros - Busca de movimentações financeiras com a finalidade de obter recursos que suportem as várias operações da organização;

3. Planos de Marketing – Foco nas vendas e distribuição de serviços, para atender as novas demandas e necessidades do cliente, obtendo a maior satisfação;

4. Planos de Recursos Humanos – Treinamento para especialização dos funcionários em todas as áreas.

Planejamento Operacional: É voltado para a eficiência de cada tarefa, mais detalhado e analítico, projetado em curto prazo. Se preocupa em o que e como fazer para que o objetivo se alcançado, buscando a máxima eficiência nas tarefas e atividades do dia-a-dia. Denstre os vários planos operacionais, seguem alguns mais conhecidos:

1. Procedimentos – Servem de guia para as ações de maneira organizada, é um conjunto seqüencial de ações permitindo a executar o trabalho de forma correta para atingir melhores resultados. É expresso na forma de fluxograma que representam a ordem de como as coisas devem acontecer. São muito importantes para a gestão pois, cria um processo permanente de ações, racionalizando a tomada de decisões.

2. Orçamentos – São planos relacionados dinheiro, fluxo de caixa;

3. Regulamentos – Planos relacionados com o comportamento organizacional

Toda organização é constituída por pessoas para alcançar objetivos, gerar lucros, proporcionar satisfação social, atender as necessidades da sociedade, etc., seja ela uma organização lucrativa ou não. Há dois tipos de organização:

Organização Formal: Divisão de trabalho onde cada um tem seu papel, deveres e tarefas definidos de acordo com um critério estabelecido em um processo decisório, onde tudo é formalizado por meio de regras e regulamentos.

Organização Informal: Envolve o padrão de comportamento adotado a maneira pelas quais os membros da organização realmente se comportam. Forma-se com base nas relações de amizade e no surgimento de grupos informais. Diferente da organização formal, limita-se a todos os interesses comuns das pessoas envolvidas.

De modo geral a organização é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com