TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LiderANça

Resenha: LiderANça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Para, Stephen R. Covey (2008, pág. 124) “uma liderança proativa forte precisa monitorar constantemente a mudança no meio social, particularmente dos hábitos de compra e impulso dos consumidores, fornecendo a energia necessária para organizar os recursos na direção certa”. Isso implica dizer que, o líder tem que estar em sintonia com o ambiente externo e interno, observando as mudanças tecnológicas além das mudanças de hábito dos consumidores, isso porque o que hoje pode ser o certo e lucrativo, amanhã pode se tornar obsoleto e cair em desuso.Nas pesquisas realizadas identificamos também dois tipos de liderança; a liderança voltada para as pessoas, e a liderança voltada para a tarefa, cada uma com suas características positivas e negativas.

O líder que aplica a liderança voltada para as pessoas pode ser definido como: democrático, permissivo, orientado para seus seguidores, participativo e atencioso. Neste caso as pesquisas realizadas apontam para o fato de que este tipo de liderança não garante que a produtividade do grupo que possui este líder será maior somente pelo fato deste ser mais atencioso com os subordinados. Esta liderança pode ampliar a satisfação dos seguidores e a interação do grupo, porém pode não ser o fator predominante na relação com a produção.

O líder que aplica a liderança voltada para as tarefas pode ser definido como: restritivo, socialmente distante, autocrático, orientado para a tarefa, estruturalista e diretivo. Neste caso, a principal preocupação deste líder é a tarefa são os fatores relacionados com a produtividade e números, e não com as pessoas. Este estilo de liderança tende a diminuir a satisfação e coesão do grupo de trabalho.

Nas pesquisas realizadas pode-se averiguar que: quando uma situação é totalmente favorável ou totalmente desfavorável é mais eficaz aplicar a liderança voltada para as tarefas, e, quando a situação está em ponto de equilíbrio à liderança voltada para as pessoas se mostra mais eficaz. Pode então um líder ser orientado para ambas as situações? Segundo os estudos realizados, sim. A ênfase nas pessoas e a ênfase nas tarefas não são duas dimensões tão diferentes, a preocupação com as tarefas pode não implicar na falta de preocupação com as pessoas, e a preocupação com as pessoas pode não implicar na falta de preocupação com as tarefas. O líder pode ser intensamente ou moderadamente preocupado com ambos os estilos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com