TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Projeto de pesquisa: Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

1. LIDERANÇA

Liderança é a arte de comandar pessoas atraindo e influenciando seguidores e influenciando de forme positiva as mentalidades e comportamentos. Podendo surgir de forma natural e espontanea, Quando uma pessoa se destaca pelo papel de lider, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um lider é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.As novas abordegens referente ao tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercido e aperfeiçõado. As Habilidades de um lider envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e , principalmente a capacidade de influenciar seus subordinados.

1.1 Tipos de Liderança

Existem três tipos de liderança que definem um lider e seus seguidores, a autocracia, Democracia e liberal.

Lideranaça Autocracia: é o tipo de liderança autoritária, na qual o lider impõe as suas idéias e decisões ao grupo ou seja sou o dono da verdade.

Liderança Democrática: o lider estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É o tipo de liderança participativa , em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.

Liderança Liberal: há a liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada.

Os objetivos tem sido focalizar as questões tipicas do ambiente de trabalho, de modo que as atividades diárias tambem envolvam oportunidades para desenvolver capacidades essenciais de aprendizagem: Apiraçõ Individual e Coletiva, onde esclarecer a visão e os valores pessoais junto com as visões compartilhadas. Conversão reflexiva: aumentando a capacidade de reflexão no que se refere nos modelos mentais e individuis e compartilhados. E a Complexidade: desenvolver a capacidade de pensamento sistêmico para conceituar questões altamente independentes e distinguir estratégias pouco alavancadas.

2 LIDERANÇA E OS DESAFIOS PARA SUSTENTAR AS MUDANÇAS

Em 1993 foi executado uma série de seminários onde pode ser analisado uma série de questões como por exemplo a questão de lider e seus tipos de liderança, onde foram colocados a prova e analisado como lidariam com as situações do ambiente de trabalho.

Dez desafios foram colocados em conjunto de forças dinstintos qua impedem a mudança organizacional significativa foram identificados. Cada desafio teve como consequencia de algum sucesso na criação de ímpeto em um processo de mudança. Se nenhum ímpeto é desenvolvido, esntão esses desafios nunca são enfrentados, assim como os limites a qualquer processo de crescimento na natureza surgem somente como consequencia da ocorrencia do mesmo.

Os desafios de inicialização que dizem respeito a forças que surgem nos primeiros estagios, detendo o movimento antes de ele atingir qualquer grau significativo de mudança. Os desafios de Sustentação desenvolvem-se um pouco mais tarde, muitas vezes depois de grupos- pilotos inovadores terem atingido o que consideram realizações significativas, para , então, se verem diante de novos problemas, mesmo quando seu esforço-piloto mobilizar mais pessoas, ou quando se deparar com dificuladades dentro de uma organização ampla.

Desafios de Inicialização:

• Tempo: “ Não temos tempo para isto”;

• Ajuda: Não temos ajuda ou estamos perdendo tempo;

• Relevancia: Insto é relevante;

• Cumprir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com