TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem E Comunicação Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Linguagem E Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  7.950 Palavras (32 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 32

Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana

Pe. Saboia de Medeiros

MATERIAL DE APOIO

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

NS 2321 / MS 2321

Alunos de 2o. Ciclo

Curso de Administração

Profa. Giselle Larizzatti Agazzi

Prof. Raúl Cesar Gouveia Fernandes

2014 – 2º SEMESTRE

2

UNIDADE 01

O TEXTO ACADÊMICO

INTRODUÇÃO

A disciplina de Comunicação e Expressão II tem como principais objetivos abordar os temas da redação acadêmica e profissional.

A necessidade de uma padronização

Para iniciar, é preciso observar que os textos produzidos nos ambientes universitário e profissional devem obedecer a determinada padronização.

Se um funcionário tiver de redigir um relatório ou uma carta comercial, não poderá fazê-lo da forma que quiser: será preciso adaptar-se a uma série de parâmetros e modelos pré-existentes. Tal padronização atende a dois objetivos: a) descrever a forma como os textos devem ser apresentados, de modo a evitar erros grosseiros que comprometam sua eficácia comunicativa; b) facilitar a produção dos referidos textos, visto que a existência de modelos pode orientar a produção de textos que sejam bem aceitos pelo destinatário (o leitor).

Ou seja: a padronização serve para garantir a aceitação do texto e é um recurso que facilita o trabalho de redação.

Textos acadêmicos, textos dissertativos e referências bibliográficas

Textos acadêmicos são todos os trabalhos a serem entregues ao professor, a fim de serem avaliados. Esses textos podem ser relatórios, resumos ou resenhas (sobre as quais falaremos adiante), ou trabalhos de pesquisa propriamente ditos.

No caso de trabalhos de pesquisa (e também nos casos de TCCs, de dissertações de mestrado ou teses de doutorado), trata-se de textos de natureza dissertativa: por isso, é bom não perder de vista tudo que dissemos ao longo da disciplina de Comunicação e Expressão I sobre este tema. Ou seja: é preciso que um trabalho acadêmico respeite a estrutura típica do texto dissertativo: é preciso haver introdução, desenvolvimento e conclusão.

Após a conclusão, é obrigatorio acrescentar a bibliografia, que é a lista das obras ou textos consultados durante a pesquisa (a qual deve incluir até mesmo os textos consultados na internet). Este é um aspecto da maior importância: qualquer trabalho acadêmico, por mais simples que seja, deve obrigatoriamente apresentar referências bibliográficas.

Questões de Linguagem

No curso de Comunicação I, chamamos a atenção acerca da importância de evitar o uso da linguagem coloquial em textos dissertativos. Esta observação também vale para textos

3

acadêmicos. O trabalho acadêmico pressupõe uma atitude de reflexão, análise e crítica – e esta atitude, como vimos, é incompatível com o uso de gírias ou expressões ambíguas.

APRESENTAÇÃO DO TEXTO: ORIENTAÇÕES GERAIS

Além da óbvia importância de causar uma boa impressão junto ao leitor, a forma de apresentação do texto atende também a outros objetivos.

Já nos referimos anteriormente à necessidade de padronização do texto acadêmico, e é preciso dizer que esta padronização começa pela diagramação do texto. Longe de ser um mero detalhe acessório, a diagramação é um aspecto importante: tanto assim, que é regulamentada até mesmo pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Para mencionar o aspecto mais óbvio: todo trabalho deve ter uma capa, onde estejam registradas de forma clara todas as informações relativas ao conteúdo do trabalho: nome da instituição, nome da disciplina, data (semestre / ano), nome do aluno, número de matrícula... Dessa forma, o professor não tem dificuldade para “descobrir” de quem é o trabalho e há menos possibilidade de perda ou desvio do trabalho. Note-se, entretanto, que normalmente não é preciso revestir o trabalho com capas de plástico (que só aumentam o volume e tornam o material mais difícil de manusear). Só se juntifica encardenar o trabalho (com espiral e capa de plástico) se ele realmente for volumoso.

Modelo de capa (sugerido: não é obrigatório)

Centro Universitário da FEI

PESQUISA DE CAMPO:

INOVAÇÃO INDUSTRIAL NO ABC

Disciplina: Administração Geral I

Professor: Adalberto Costa

Aluna: Roseli Camacho Silva

No. matrícula: 11-111.111-11

Administração – Noturno – Campus SBC

São Bernardo do Campo

2º sem / 2011

4

Diagramação do texto

Além disso, é preciso cuidar da diagramação do texto na página, de forma a garantir que a extensão do trabalho possa ser avaliada de maneira honesta. É muito comum ver alunos que aumentam a letra ou o espaço entre linhas para dar a impressão que o trabalho ficou maior do que na realidade é: trata-se de uma prática a ser evitada a todo custo. Ao apresentar trabalhos acadêmicos, devemos seguir as seguintes orientações:

 tamanho da página: A4 (210x297mm);

 margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm. (OBS.: A margem esquerda é maior para facilitar a encadernação do trabalho);

 fonte: times new roman, tamanho 12;

 espaço entre linhas: 1,5;

 parágrafos justificados. OBS.: Nunca deixe as linhas alinhadas à esquerda. Além de ser esteticamente desagradável, dificulta a identificação dos parágrafos);

 é preciso dar o recuo de linha a cada início de novo parágrafo;

 numerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com