TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista Gestão Econôminca

Trabalho Universitário: Lista Gestão Econôminca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  4.567 Palavras (19 Páginas)  •  1.934 Visualizações

Página 1 de 19

8.1. Exercícios Mecanismo de Mercado

1. Cite os principais elementos que influenciam a oferta e explique de que forma tais elementos atuam sobre ela.

Os principais elementos que influenciam a oferta são:

- Preço do bem: É fator mais importante. Preço e quantidade são diretamente relacionados. Se o preço for alto os empresários tendem a ofertar uma maior quantidade, ao contrario se o preço for baixo a quantidade será menor.

- Custo de produção: O custo de produção ao ser modificado provoca um deslocamento da curva de oferta. Se houver um aumento no custo de produção a curva de oferta se deslocara para cima e para esquerda [redução na oferta]. Ao contrario se houver uma diminuição no custo de produção, a curva de oferta se deslocará para a direita [aumento na oferta].

- Concorrência: O número de empresas no mercado influencia na oferta porque quando maior o numero de empresas no mercado maior será a oferta de produtos. Assim na medida em que novas empresas entram no mercado a curva de oferta se desloca para a direita e a preços constantes a quantidade que será ofertada será menor. Com a saída de empresas ocorrera o contrario, diminuição na oferta e deslocamento da curva para a esquerda.

- Tecnologia: A possibilidade de se adotar uma tecnologia mais aprimorada gera um aumento na oferta. Quando se troca equipamentos antigos por outros mais modernos e sofisticados, no mesmo período de tempo, a produção aumentará. Por outro lado quando os equipamentos se tornarem obsoletos e desgastados a produção tende a diminuir

2. Cite os principais elementos que influenciam a demanda e explique de que forma tais elementos atuam sobre ela.

R. Os principais elementos que influenciam a demanda são:

Preço do bem: É fator mais importante. Preço e quantidade são inversamente relacionados. Ou seja, um aumento no preço corresponde a uma diminuição na quantidade procurada e uma diminuição no preço um aumento na quantidade procurada, supondo os demais fatores constantes.

Renda do consumidor: Existe uma relação crescente e direta entre a renda e a demanda de um bem. Quando a renda cresce, a demanda do bem deve aumentar. Ou seja, o individuo ficando mais rico vai desejar aumentar seu padrão de consumo e, portanto demandará maiores quantidades de bens. Ao contrario, quando a renda diminui, a demanda deve diminuir.

Gosto, Preferência e Hábitos do consumidor: O gosto, a preferência e hábitos do consumidor influenciam na quantidade comprada dos bens. Assim se houver uma campanha publicitária incentivando o consumo de determinado produto haverá um aumento na demanda e um deslocamento na curva para a direita. Se por qualquer motivo, ocorrer uma diminuição na preferência, ocorrera o inverso, ou seja diminuição na demanda e um deslocamento na curva para a esquerda.

Preço de outros bens: Substitutos e Bens complementares: Bens submetidos ou concorrentes são aqueles que o consumo de um bem substitui o consumo de outro bem. Bens complementares são aqueles que são consumidos conjuntamente. Bens substitutos: se houver um aumento do preço da manteiga, ocorrerá COETERIS PARIBUS, diminuição da quantidade o que provavelmente provocará aumento no consumo de margarina. Bens Complementares [café e açúcar]: se houver um aumento no preço do café ocorrera COETERIS PARIBUS, diminuição da quantidade o que provavelmente provocara diminuição no consumo de açúcar. Assim os aumentos nos preços da manteiga e do café provocaram alterações na demanda de margarina e açúcar.

3. Explique qual a diferença entre variação da demanda e variação da quantidade

demandada.

A variação da demanda significa que qualquer uma das condições CORTERIS PARIBUS é modificada, assim toda curva de demanda se desloca.

A variação da quantidade demandada ocorre quando há um aumento ou uma redução nas intenções de compra provocadas por variações no preço do produto. Nesse caso, há um movimento ao longo de uma mesma curva de demanda. A curva de demanda não muda de posição.

4. A propaganda cria novas demandas ou apenas desloca demandas já existentes?

A propaganda é um dos fatores que alteram a demanda de produtos. Deslocando a curva da demanda.

5. Partindo de uma situação de equilíbrio, utilize os mecanismos de oferta e demanda para explicar o que aconteceria no mercado de beterrabas caso se descobrisse que ela cura o câncer?

A oferta de beterrabas não iria aumentar, pois não conseguimos fabricar beterrabas de um dia para outro. Assim como a demanda irá subir o preço da beterraba irá subir também.

6. Um aumento na renda da população pode causar diminuição na procura de algum bem? ( Comente e dê exemplos)

Sim, os bens e serviços inferiores tendem a diminuir a demanda. Por exemplo a carne de segunda será menos consumida por uma família que aumentar sua renda.

7. Se houver um aumento da renda da população o que deverá ocorrer com a demanda por um produto se este for um bem inferior?

A demanda irá diminuir, por exemplo, a carne de segunda ou o leite tipo C.

8. Comente sobre o que deverá ocorrer com a demanda de um bem, se o mercado estiver inicialmente em equilíbrio e ocorrer um aumento no preço de um bem substituto e a oferta se mantiver inalterada.

A demanda irá se alterar se bem substituto com o aumento do preço diminuir sua demanda. As pessoas que comprariam o bem substituto irão passar a comprar o bem principal, onde a opção do substituto era devida seu preço menor.

9. O que deverá ocorrer com a quantidade demandada de um bem se sua elasticidade-preço da procura for igual a 2 e seu preço aumentar 20%.

Epo=Δ%Qo÷ Δ%P

Δ%Qo= Δ%Px Epo = 2x20% = 40%.

Temos uma demanda 40% menor.

10. Que fatores influenciam na elasticidade-preço da procura de um bem?

Para que um produto sofra elasticidade de preço em tempo razoável é preciso que essas variáveis estejam também em oscilação no mercado.

Sempre que há falta de um produto de alta demanda o seu preço será maximizado sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com