TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística - Aula básica

Pesquisas Acadêmicas: Logística - Aula básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 10

Disciplina: Planejamento Financeiro, Contábil e Orçamentário

Função: Planejamento Organizacional de Processo

(Aula 1, 2 e 3 – Métodos de Planejamento Financeiro e contábil):

1. Planejamento

Pode-se entender planejamento como sendo um processo de tomada de decisões interdependentes, decisões estas que procuram conduzir a empresa para uma situação futura desejada.

2. O que é planejamento financeiro:

Planejamento financeiro é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados.

2.1.Tipos de Planejamento Financeiro:

Podem ser estratégicos (à longo prazo) ou Operacionais (à curto prazo).

a) Estratégicos – direcionam a organização de planos e orçamentos operacionais à curto prazo e fazem parte de um planejamento integrado que, em conjunto com os planos de produção, marketing e outros, utilizam-se de uma série de conteúdos ou informações e objetivos para orientar a empresa a alcançar suas metas estratégicas;

b) Operacionais – são ações planejadas para um período curto, acompanhada da previsão de seus reflexos financeiros, tendo como insumos a previsão de vendas de várias formas de dados operacionais e financeiros. Os resultados obtidos são os orçamentos operacionais, o orçamento de caixa e as demonstrações financeiras projetadas.

3.Orçamento:

O orçamento é um planejamento e um controle a curto prazo, o mesmo possibilita a determinação de objetivos e ações a serem alcançados e executadas num período próximo, proporcionando assim um meio de organização de todas as funções típicas que uma pequena precisa realizar como: compras, produção, vendas, financiamentos, recursos humanos, etc.

4.Desenvolvimento do Planejamento Financeiro:

Consiste em planejar as receitas e despesas financeiras, existe a necessidade de conhecimento aprofundado do mercado financeiro e economia brasileira e internacional.

Através do planejamento, a empresa poderá ter conhecimento do nível de financiamento necessário para dar continuidade às operações de uma companhia, oportunizando ao gestor decidir quando e como a necessidade de fundos será financiada.

5.Ativo:

Os ativos estão representados por todos os bens e direitos que uma empresa possui.

a) Tangíveis - possuem materialidade, exemplo disto são prédios, terrenos, mobília, bosques madeireiros, poços de petróleo, etc.

b) Intangíveis - têm como característica principal a carência de presença física. Como exemplo, podemos citar os direitos autorais, nomes e marcas, patentes, etc.

6.Passivo:

Representam todas as obrigações e dívidas contraídas pela empresa com pessoas físicas ou jurídicas e também os serviços prestados.

7.Capital de Giro:

São os recursos investidos em ativos circulantes que dão sustentação as atividades operacionais e que se transformam durante o período do ciclo operacional (período que vai desde a compra da matéria-prima, até o recebimento das vendas a prazo).

8.Caixa:

É entendido como um ativo que não gera lucro, mas necessário para pagar salários e matéria-prima, comprar ativos imobilizados, pagar impostos, para o serviço de dívida, pagar dividendos, etc. São recursos disponíveis dessas necessidades operacionais do dia-a-dia de uma empresa.

9.Duplicatas a Receber:

São instrumentos gerados pela concessão de crédito das empresas, em função das vendas a prazo.

10.Estoques:

São ativos circulantes necessários ao processo produtivo e de vendas com um mínimo de alteração e representam um investimento significativo por parte das empresas. Podem ser de três tipos: matéria-prima, produto em elaboração e produto acabado. São considerados investimentos por haver empate de capital. Um investimento em estoques acima do necessário torna-se bastante oneroso, uma vez que aumenta o custo de oportunidade.

11.Ferramentas geradas pelo planejamento financeiro:

1.1. Desenvolvimento do fluxo de caixa.

O termo fluxo de caixa significa simplesmente o equilíbrio ou diferença entre dinheiro que entra (recibos) e dinheiro que sai (desembolsos ou gastos) no final de um determinado período de tempo.

O fluxo de caixa líquido é diferente do lucro líquido, o qual poderá ser definido como a diferença entre as receitas e despesas.

A natureza tipicamente variável dos fluxos de entrada e saída de caixa torna imperativo que os mesmos sejam adequadamente compreendidos e controlados, sendo recomendada para tal função a elaboração dos orçamentos de caixa.

1.2. Orçamento de caixa.

São ferramentas específicas para a administração do fluxo caixa, demonstrando como e quando irão ocorrer, oportunizando a tomada de medidas para atender as necessidades ou excessos de caixa previstos.

Utilizando o orçamento do fluxo de caixa, o empresário pode prever e planejar o fluxo de caixa da sua empresa, tornando esse instrumento o mais importante do que o fluxo de caixa na vida de uma pequena empresa quer para evitar problemas, quer para aproveitar oportunidades de investimentos.

A elaboração do orçamento de caixa deverá ter o formato conforme a seguir para qualquer período (mensal, bimestral, trimestral, anual).

Tabela nº 1 Planejamento dos recebimentos

Mês 1 Mês 2 Mês 3

Vendas mensais

Entradas de caixa

Vendas à vista

Vendas a 30 dias

Vendas a 60 dias

Total Recebido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com