TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MIROREGI

Tese: MIROREGI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Tese  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3 : março/2014

Passo 1: Leitura

Passo 2: Elaborar resumo, em forma de tópicos, sobre os assuntos: ponto de equilíbrio, ponto de equilíbrio e aumento da produtividade.

•O Ponto de Equilíbrio (PE) é um dos indicadores contábeis que informa aos empresários e ou gestores o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis) incluídos o custo da mercadoria vendida ou do serviço prestado, informação esta que muitas vezes é vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa em relação ao mercado. Se traduz pelo equilíbrio entre a totalidade dos custos, o qual indica o mínimo que se deve alcançar com receitas para que não tenha prejuízo.

•No PEC a empresa não tem prejuízo, mas também não tem lucro.

•Para calcular o PE primeiro é necessário conhecer a margem de contribuição, diferença entre o preço de venda e o custo variável de cada produto. É o valor que cada produto contribui para o resultado operacional, ou seja, receita total da venda subtraída do custo direto variável da mercadoria vendida. O resultado obtido é a margem de contribuição que será utilizada para pagamento das despesas fixas da empresa.

•Ponto de Equilíbrio Contábil é o mínimo que deveremos vender num determinado período de tempo para que nossas operações não dêem prejuízo. Obviamente que também não estaremos conseguindo lucro.

•Ponto de Equilíbrio Econômico é o Ponto de Equilíbrio com um lucro desejado.

•Ponto de Equilíbrio Financeiro é quando dentro dos Custos Fixos, existem variações patrimoniais que não significam desembolsos para a empresa, mas que, de acordo com os Princípios Contábeis, estas variações devem figurar no resultado do exercício, sendo confrontados com as receitas, porque contribuíram para a constituição da mesma.

•Ponto de equilíbrio e aumento da produtividade - O Ponto de Equilíbrio é um dos indicadores contábeis que informa aos empresários e ou gestores o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis) incluídos o custo da mercadoria vendida ou do serviço prestado. Os custos ou despesas variáveis são aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período. Isso significa dizer que em relação ao ponto de equilíbrio, o aumento de produtividade influencia diretamente nos custos ou despesas variáveis.

Passo 3: Acessar os dados da “Empresa Fictícia Ltda.” – cálculo do Ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico da empresa, levando em consideração que seus ativos imobilizados utilizados no processo produtivo são novos e correspondem a 30% do total do ativo da empresa.

Ponto de Equilíbrio Contábil:

Despesas e Custos fixos 70.000

Margem Cont. unit. 0,08

P.E.C 918.858

Ponto de Equilíbrio Econômico:

Despesas e Custos fixos 70.000

Lucro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com