TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquiladoras

Resenha: Maquiladoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

É entendido que a Operação das Maquiladoras envolvem " (...)o processo destinado à transformação, elaboração ou reparação de mercadorias de procedência estrangeira importadas temporariamente para sua exportação posterior (...)".

Em outros termos, é um falso sonho de industrialização na qual as empresas importam materiais sem pagar impostos e explorando os trabalhadores e cujo produto é para ser vendido no país de origem.

Cerca de 3.650 maquiladoras se implantaram nas cidades mexicanas da fronteira, como Tijuana, Mexicali, Matamoros e Ciudad Juarez, e extraem diariamente a força de trabalho de 1 milhão de trabalhadores.

Devido, pincipalmente, às obrigações fiscais e trabalhistas, os empresários num geral estão submetidos a um elevado custo de operações em suas atividades.

Diante desse contexto, muitas empresas optam em instalar uma indústria maquiladora em outro país, em busca de redução de custos.

Como uma forma de alcançar esse objetivo, grandes potências, especialmente os Estados Unidos, utilizam de privilégios que lhes são oferecidos, usufruindo de benefícios fiscais, uma fraca fiscalização do meio ambiente, redução dos custos com a matéria-prima e baixos salários da força de trabalho.

Os direitos trabalhistas mais básicos, assim com os do meio ambiente são corrompidos pelos acordos de livre comércio e pelo desejo de melhorar sua competitividade e assegurar uma liberdade para que o capital se mova em todo o continente.

A exemplo disso muitas empresas americanas têm trazido para o México a parte mais poluidora da sua produção e vão deixando montanhas de resíduos espalhadas pela região, contaminando o solo e os rios. Assim como o número de mexicanos que ganham menos de um salário mínimo aumentou drasticamente.

Atraídas pelos salários serem em média de 10 a 15 vezes inferiores aos norte-americanos, inúmeras indústrias maquiladoras se instalaram no México. A estabilização da economia desse país significava um destino confiável para investimentos privados que buscassem extrair vantagens de mão-de-obra barata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com