TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marleno

Exames: Marleno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  1.553 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE 04 – esta atividade deve ser elaborada com fundamento especialmente nos conteúdos trabalhados nas aulas 08 e 09 além dos textos disponibilizados na plataforma do curso.

Para as atividades enviadas até o dia 11/09/2013 eu me comprometo de responder as mesmas antes da prova. Assim, meus comentários poderão lhe ajudar na prova.

No sistema Toyota a produção é flexível fabricam-se muitos modelos de produtos e em pequena quantidade em que a demanda puxa a oferta. Como num supermercado, os artigos são repostos nas prateleiras à medida que são vendidos. Quando alguém compra um carro, a montadora produz outro igual. As indústrias de autopeças, por sua vez, repõem os componentes. Dentro da fábrica, idem: o setor subseqüente "encomenda" o que necessita ao precedente. Para isso, as máquinas também têm de ser flexíveis.

Não há desperdício. Só a produção acrescenta valor ao produto. Transporte, estocagem e controle de qualidade são reduzidos ao mínimo. Pelo sistema just in time, as fornecedoras descarregam as encomendas num fluxo contínuo. Hoje a Toyota trabalha com estoques de apenas duas horas. Para coordenar tudo, o kanbam volta ao setor que a produziu: é a dica para fabricar uma peça igual.

O trabalho é polivalente. Desde 1955 um trabalhador da Toyota opera em média cinco máquinas. Mais tarde, formam-se equipes de oito que operam uma "ilha" de máquinas e ainda controlam a qualidade, fazem serviços simples de manutenção, limpam o maquinário. A "porosidade" cai a quase zero. É o trabalho "by stress" (sob tensão). Resultado: já houve no Japão mais do que 1.500 casos de karoshi (de karo, traballho estafante, e shi, morte), a morte súbita por estafa.

A terceirização vira norma. Em vez da verticalização, subcontratam-se se empresas - as "terceiras". Cada empresa se "focaliza" numa especialidade. A Toyota só produz 25% das peças de seus carros e controla tudo via participação acionária, créditos, fornecimento de tecnologia. A terceirização melhora a escala de produção, alivia crises e reduz custos. Mas os salários são de 30% a 50% dos da Toyota.

1. Aponte os principais impactos gerados pelas TRÊS REVOLUÇÕES DO CAPITALISMO e seus efeitos sobre: A produção; O mercado; A mão de obra; Os salários A vida dos trabalhadores.

A primeira revolução foi uma transformação do processo artesanal em processo industrial, com a criação de maquinas a vapor que aumentavam a capacidade de fabricação,no entanto os trabalhadores tinham cargas horárias extendidas sem direito a remuneração pelas mesmas e salários muito baixos obrigando a mulheres e crianças trabalharem para complementar a renda familiar e os direitos trabalhistas não existiam.

Tendo base no ramo metalúrgico químico e petrolífero a segunda revolução se desenvolveu na industria automobilística tendo como protagonista o empresário Ford que revolucionou a forma de produção em serie com sistemas de produção mais eficientes e padronizados que diminuíram custos deixando os produtos mais acessíveis a sociedade . Com isso houve uma expansão no consumo aumentando o poder aquisitivo da população já que a oferta de emprego aumentou e os salários também.

Comandada pelos Estados Unidos a terceira revolução industrial esta baseada na era da informática com o uso da internet e no desenvolvimento da energia nuclear e eólicas denominadas como novas fontes de energia,também podemos citar o desenvolvimento da genética e da biotecnologia mudando os rumos da industria farmacêutica gerando uma preocupação com a saúde. Podemos dizer que essa é uma novidade entre as outras revoluções pois antes essa preocupação não existia ,porque as grandes industrias não pensavam no bem estar do individuo ,hoje já existem sindicatos que garantem os direitos dos trabalhadores e que são preservados pela constituição,ou seja uma sociedade cada vez melhor.

2. Fundamentado no que foi apontado na aula 08, analise algumas das principais mudanças provocadas pelo “Modelo de Gestão Japonês” ou “Toyotismo” na produção, no mercado e na vida dos trabalhadores.

Esse modelo de gestão fez uma reestruturação em alguns aspectos na forma de trabalho fordista,implantando o sistema de produção flexível,desenvolvendo novas formas de organização através da logística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com