TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivadores da gestão de estoque

Artigo: Motivadores da gestão de estoque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Artigo  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

A Gestão de Compras é tida em conta como um fator estratégico nos negócios,de empresas focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros. A função desta atividade, que compactua com todos os departamentos de uma empresa, tem como objetivos de eficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, das entregas atempadas e dos preços mais vantajosos. Relativamente aos produtos ou serviços finais são necessários gastos nas compras de componentes para a produção dos mesmos. Tais gastos refletem entre 50 a 80% do total das receitas brutas. Como tal, evidenciam-se grandes impactos nos lucros quando são gerados pequenos ganhos devidos a uma melhoria na produtividade.

Por este e outros fatores, como a reestruturação tecnológica das empresas, torna-se cada vez mais importante a atualização da informação e o dinamismo por parte das pessoas que trabalham nesta área. Os departamentos de compras têm como principais responsabilidades a escolha de fornecedores adequados e a negociação de preços. É legítimo afirmar que são necessários contributos de outros departamentos tanto para a pesquisa e avaliação de fornecedores como para a negociação de preços. Segundo a observação anterior, e num sentido amplo, induz-se também que comprar é uma responsabilidade de todos.

A Gestão de Estoque busca garantir a máxima disponibilidade de produto, com o menor de estoque possível. A gestão de estoques entende que quantidade de estoque parada é capital parado. Estoque é a quantidade de um determinado item para atender determinado nível de demanda. Motivadores da gestão de estoque:

* Número crescente de SKU;

* Elevado custo de oportunidade do capital, ou seja, quando coloca-se dinheiro em determinado estoque, perde-se a oportunidade de empregar o mesmo capital em outro tipo de mercadoria ou situação;

* Se a empresa estimula a produção acima da demanda, ela tenta empurrar para os setores seguintes da cadeia de suprimentos.

SKU significa “Stock Keeping Unit”, é o item de estoque, cada tipo de mercadoria (caneta, celular, biscoito,etc.).

Razões para manter o estoque:

* Melhorar o nível de serviço;

* Incentivar economias na produção;

* Permitir economias de escala nas compras e no transporte;

* Agir como proteção contra aumento de mercado;

* Proteger a empresa de incertezas na demanda;

* Ter o que servir em situação de emergências;

Às vezes para baratear o insumo/produto é necessário fazer estoques maiores, baratear custos com transportes e produção. Há três tipos de estoques:

* Básico : O que há em estoque para a demanda;

* Segurança : Além do básico para atender uma eventualidade;

* Trânsito: O conjunto de itens já comprados, mas que até chegar ao estabelecimento já é considerado estoque em trânsito.

Os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico. Entende-se por estoque quaisquer quantidades de bens físicos que sejam conservados, de forma improdutiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com