TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mpreededorismo

Tese: Mpreededorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  5.591 Palavras (23 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 23

Ser empreendedor significa saber encontrar e montar os recursos necessários para assumir o empreendimento, assumindo riscos financeiros e legais da propriedade e colhendo as recompensas, ou seja, os lucros do negócio.

De acordo com Dornelas (2008, p. 21), “[...] empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular; apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser apenas mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas”.

O papel do empreendedor foi sempre fundamental na sociedade, ainda mais na atualidade, quando o avanço tecnológico tem sido tão rápido que requer um número maior de empreendedores. Juntamente com este avanço, a economia e os meios de produção também se sofisticaram, havendo agora então a necessidade de formalizar conhecimentos que antes eram obtidos empiricamente, pois a competição na economia força os empresários a buscarem novas formas de realizar lucros.

O mito do empreendedor-herói é um fenômeno que surgiu devido à relevância das pequenas e médias empresas na economia brasileira (e também de outros países), o que provocou uma reorganização no mercado produtivo e financeiro destes países, muitos passando por períodos de recessão, levando ao fechamento ou desmonte de grandes organizações em unidade menores, e também a migração da ênfase no setor produtivo para o setor de serviços.

Talvez por este motivo disseminou-se o mito do “empreendedor-herói”, ou seja, aquele que veio para enfrentar as grandes corporações e, com criatividade, determinação e flexibilidade, tornou-se o grande gerador de empregos. Neste sentido, os empreendedores aqui no Brasil conseguiram sobrepujar dificuldades de iniciar um empreendimento próprio sem o menor apoio ou incentivo, apenas com uma ideia na cabeça e muita disposição, tanto para aprender quanto para trabalhar e até mesmo errar, e, em muitos casos, recomeçar.

Os empreendedores bem-sucedidos têm motivações diferentes, e medem as recompensas de várias formas:

• Idealistas – recompensados pela oportunidade de trabalhar em algo novo e criativo;

• Otimistas – têm satisfação pessoal por serem donos de uma empresa;

• Trabalhadores aplicados – prosperam com o desafio de construir um negócio maior e mais rentável;

• Malabaristas – possuem muita energia e adoram lidar com todos os detalhes de seu próprio negócio;

• Sustentadores – aproveitam a oportunidade de conciliar o trabalho com a vida pessoal.

Por muito tempo, a maioria das pessoas com emprego tem revelado secretamente para amigos próximos a sua intenção de largar o emprego e tentar a vida sozinho, ou com poucos sócios. Porém, até recentemente estes sonhos eram oprimidos; os tempos mudaram, com o aumento do desemprego causado por várias crises econômicas e pela globalização da economia.

QUEM SÃO OS EMPREENDEDORES?

Qualquer indivíduo, em algum estágio de sua vida, será um empreendedor. Os empreendedores começam com uma visão, um sonho que às vezes parece inconcebível. Geralmente são pessoas descontentes com o emprego que têm e veem a oportunidade de reunir recursos para iniciar um novo empreendimento.

Na atualidade, existem vários motivos para as pequenas empresas serem uma parte tão dinâmica na economia, dentre os quais destacam-se:

• Mudanças econômicas: onde a demanda por serviços está em alta devido, principalmente, a uma economia globalizada e dinâmica. Tal situação tem proporcionado ótimas oportunidades de empreendimentos focados para pequenos negócios com menos de 100 funcionários, além da desregulamentação da economia realizada pelo governo, que removeu as barreiras para muitas atividades que antes eram “monopolizadas”.

• Globalização: atualmente as grandes organizações estão em constante mudança, exigindo agora destas empresas uma postura empreendedora, fazendo com que as mesmas encontrem novas formas de fazer as coisas de forma mais rápida, melhor e mais barata. As empresas estão cortando custos, através da terceirização do trabalho para empresas menores, desfazendo-se, em alguns casos, de operações que são custosas para elas.

• Tecnologia: O avanço da tecnologia gerou indústrias totalmente novas, dinâmicas e pujantes, bem como novos métodos de produzir bens e serviços, agora de maneira mais eficiente e eficaz. Quando falamos em tecnologia, não podemos ficar focados tão somente na área da computação, mas sim nas demais áreas, como a biotecnologia, por exemplo, onde notamos grande avanço na pesquisa do genoma humano, gerando assim oportunidades para que se criem empresas que trabalhem neste setor. Podemos citar também a área de telecomunicações, com o avanço da telefonia, e tantas outras.

PROCESSO EMPREENDEDOR

A decisão de tornar-se um empreendedor pode ocorrer aparentemente do acaso, mas também surge devido a fatores externos, sociais e ambientais, bem como resultante de aptidões pessoais, ou um somatório de tudo isso. O processo empreendedor inicia-se quando um evento gerador desses fatores possibilita o início de um novo empreendimento.

Quando falamos de inovação, a semente do processo empreendedor, a relacionamos basicamente à inovação tecnológica, pois ela tem sido o diferencial no desenvolvimento econômico em nível mundial.

O talento empreendedor é resultado da percepção, direção, dedicação e muito trabalho, pois onde há talento há dedicação, oportunidade de crescer, de diversificar e desenvolver novos negócios. Sem talento, as ideias se assemelham a uma semente no deserto, ou seja, não vinga, pois não há água para que cresça.

De acordo com Dornelas (2008, p. 27-28, grifo do autor), com base nestas premissas é possível definir as seguintes fases em um processo empreendedor:

1 Identificar e avaliar a oportunidade

É a parte mais difícil, pois existe uma lenda “... segundo a qual a oportunidade é como um velho sábio barbudo, baixinho e careca, que passa ao seu lado. Normalmente você não o nota... Quando percebe que ele pode ajudá-lo, tenta desesperadamente correr atrás do velho e, com as mãos, tocá-lo na cabeça para abordá-lo. Mas quando ¿nalmente você consegue tocá-lo na cabeça, ela está toda cheia de óleo e seus dedos escorregam, sem conseguir segurar o velho, que vai embora...”

2 Desenvolver o Plano de Negócios

Talvez seja o que mais dê trabalho para os empreendedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com