TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nada

Pesquisas Acadêmicas: Nada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  4.626 Palavras (19 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE EVANGÉLICA CRISTO REI

CURSO LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

URIAS DAMIÃO DE OLIVEIRA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: HISTORICIDADE E DESAFIOS

LAGOA – PB

2013

URIAS DAMIÃO DE OLIVEIRA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: HISTORICIDADE E DESAFIOS

Artigo Científico, apresentado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade Evangélica Cristo Rei, em cumprimento às exigências para obtenção do título de Licenciado.

Orientadora: Prof. Narapoan

LAGOA – PB

2013

Urias Damião de Oliveira

Narapoan

RESUMO

O presente artigo tem por objeto um estudo panorâmico das mudanças ocorridas em relação ao tratamento e educação da pessoa com deficiência. Aborda o tema atendimento educacional em toda a sua trajetória até a tão sonhada proposta educação inclusiva. Há décadas, as pessoas com deficiência viviam em completa exclusão social, não havia respeito às diferenças, passando até mesmo a serem ignoradas ou marginalizadas. O que mais contribuiu para isso foi à falta de esclarecimento acerca das deficiências. A partir do século XX, os movimentos sociais começaram a lutar por igualdade para todos. Aos poucos o sistema educacional buscou formas de integrar os alunos com alguma deficiência no sistema regular de ensino. A inclusão escolar objetiva a construção de uma sociedade para todos, sem levar em conta as diferenças, valorizando assim a diversidade humana, desenvolvendo o princípio de solidariedade, tornando assim uma sociedade justa e igualitária. A inclusão é, portanto, um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade, gerando mudanças no ambiente, na mentalidade das pessoas e da própria pessoa com deficiência.

Palavras-chave: Integração. Educação especial. Educação inclusiva.

ABSTRACT

This article focuses on an overview study of the changes in relation to the treatment and education of people with disabilities. Addresses the topic educational services throughout his career until the long awaited proposal for inclusive education. For decades, people with disabilities lived in complete social exclusion, there was no respect for differences, even going to be ignored or marginalized. The largest contributor to this was the lack of clarity about the deficiencies. From the twentieth century, social movements began to fight for equality for all. Gradually the educational system sought ways to integrate students with disabilities into regular education. School inclusion aims at building a society for all, regardless of differences, thus valuing human diversity, developing the principle of solidarity, thus making a just and egalitarian society. Inclusion is therefore a process that contributes to building a new kind of society, creating changes in the environment, the mentality of people and the disabled person himself.

Keywords: Integration. Special education. Inclusive education

INTRODUÇÃO

A educação é a ferramenta básica para a inserção de qualquer pessoa em seu meio social, ela transmite a cultura, constrói o cidadão, amplia conhecimentos visando à construção de um mundo melhor para todos. É o fundamento para a participação, independência, conhecimento e auto realização, tornando assim imprescindível para a realização plena de todos os cidadãos.

Durante muito tempo o diferente foi excluído da sociedade e conseqüentemente as pessoas com deficiência não podiam participar dos espaços sociais onde se transmitiam conhecimento.

A partir de 1848, nos Estados Unidos, o atendimento a pessoa com deficiência mental teve seu início oficial, eles passaram a receber treinamento para aprenderem comportamentos sociais básicos em institutos residenciais e, em 1896, começaram a receber atendimento fora dessas residências.

A partir desse período, houve um crescimento das instituições especializadas para o atendimento das pessoas deficientes, bem como houve a expansão para o atendimento de outros tipos de deficiências e outros distúrbios, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá. Surgiram as primeiras classes especiais, dentro das escolas regulares, em que as crianças podiam ser atendidas em caráter educacional.

O crescimento dos serviços educacionais muito dependeu de movimentos organizados pelos pais dos deficientes, que desejavam lutar pelos direitos de seus filhos, já que até então não tinham o direito de opinar. Os movimentos de pais começaram a ganhar força por volta de 1950.

A educação inclusiva defendida na declaração de salamanca (Salamanca, 2004), foi adotada pelo Brasil como diretriz para sua política educacional e com o avanço da sociedade, a luta pela inclusão social, o respeito à diversidade fez com que o movimento fortalecesse tornando real a prática da inclusão em vários países.

A construção de uma sociedade inclusiva é um processo de fundamental importância para o desenvolvimento e a manutenção de um estado democrático. A inclusão é a garantia, a todos, do acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade, que deve está preparada para o acolhimento a diversidade humana, a aceitação das diferenças individuais, do esforço coletivo na equiparação de oportunidades de desenvolvimento com qualidade em todas as dimensões.

O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo acerca das mudanças ocorridas ao longo do tempo, em relação à educação especial no Brasil, integração e inclusão no meio social e educacional.

Discute-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com