TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negócios Internacionais

Monografias: Negócios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  4.309 Palavras (18 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 18

Considerada a maior economia, os Estados Unidos controlam todo o mundo e ditam as novas tendências de cultura, tecnologia e educação, tem sido líder em pesquisa científica e em inovação tecnológica. É uma nação multicultural, com uma grande variedade de grupos étnicos, tradições e valores, habitando em um extenso território com áreas diversificadas e múltiplas formas geográficas, têm uma variedade de climas. É a terceira nação mais populosa do mundo ficando atrás da China e da Índia, ou seja, possui um grande mercado consumidor, sendo alvo de muitos países como o Brasil, para a exportação de diversos produtos como calçados, como será abordado. No decorrer deste trabalho será descrito as principais informações sobre esta grande nação e o produto escolhido para ser exportado.

Palavras-chave: Estados Unidos, calçados.

1. INTRODUÇÃO

A indústria brasileira de calçados possui uma bem sucedida experiência em exportações no mercado internacional, com atuação iniciada no final da década de 60. O setor expandiu suas atividades e vem contribuindo positivamente para o saldo comercial do país. A diversidade em design, marca e qualidade, associada a vantagens em custos, fazem com que o calçado brasileiro tenha grandes vantagens e oportunidades no mercado internacional. Atualmente, as vendas têm sido dirigidas principalmente para o mercado americano, tradicional importador de calçados brasileiros.

Hoje os Estados Unidos são um grande país da América, a maior potência econômica, militar e cultural do mundo, atraindo visitantes e negociantes. Considerado o país do consumismo, ditam a cultura a ser seguida no resto do planeta, influenciando no modo de vida, na fala, escrita e como se vestir. Por isto e muitas outras questões que serão destacadas no trabalho, que este país oferece muitas oportunidades para a exportação de calçados brasileiros.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE OS ESTADOS UNIDOS

Os Estados Unidos são um país localizado no continente americano, exatamente na América do Norte, dividido em cinqüenta estados. Limita-se ao norte com o Canadá, ao sul com o México, a oeste com o oceano Pacífico e a leste com o oceano Atlântico.

Segundo Brasil (2012) as principais características são:

a) Superfície: 9.826.675 km²;

b) Localização: América do Norte;

c) Capital: Washington;

d) Principais cidades: Nova York, Los Angeles, Chicago, Washington, Baltimore, Filadélfia, Miami, Dallas, Boston, Houston;

e) Idiomas oficiais: Inglês;

f) Moeda: Dólar Norte-americano (US).

Na figura abaixo representa o território dos Estados Unidos com todos os seus países correspondentes:

Figura 1 – Mapa dos Estados Unidos

Fonte: Wikipédia (2012)

2.2 GEOGRAFIA

Conforme Brasil (2012) com uma localização privilegiada na América do Norte, os Estados Unidos possuem a vantagem da ligação com os dois oceanos, Atlântico e Pacífico. O país divide-se em seis regiões geográficas distintas e é o quarto país do mundo, ficando atrás da Rússia, Canadá e China.

A geografia dos Estados Unidos é extremamente diversificada, devido à grande extensão territorial do país, possuem grandes florestas temperadas na costa leste e noroeste, pantanais, planícies, sistema fluvial do Mississipi na região central, montanhas rochosas, desertos e florestas úmidas temperadas. Devem-se ressaltar também as regiões árticas do Alasca e as ilhas vulcânicas do Havaí, que aumentam ainda mais a diversidade geográfica e climática.

Segundo o site Infoescola (2012) o clima dos Estados Unidos apresenta muitos contrastes e diferenças ao longo do país. O clima polar aparece no norte do Alaska e é o de menor representatividade do país. O clima continental úmido aparece perto do Mississipi e os montes Apalaches. O clima seco aparece nas zonas centrais dos Estados Unidos a este do rio Mississipi e em muitas depressões das Montanhas Rochosas. O clima marítimo da costa oeste tem pouca representatividade, limita-se a uma estreita faixa da costa do Pacífico. O clima mediterrâneo também aparece numa faixa muito estreita da costa oeste. O clima sub-tropical úmido aparece em todo o sudeste estadunidense, desde a metade sul da costa este até quase a fronteira com o México. O clima subtropical seco está nas imediações do deserto do sul. E finalmente o clima tropical seco aparece nos vales do sul das Montanhas Rochosas.

Em relação à vegetação, a mais encontrada é a tundra, que ocorre na costa do Alaska, o bosque boreal se desenvolve em todo o centro do Alaska, o bosque de coníferas se desenvolve por todo o este do Mississipi até a costa, o bosque mediterrâneo está localizado numa estreita faixa do centro e do sul da Califórnia, o bosque sub-tropical úmido aparece em volta do golfo do México e na Flórida e vai em direção ao interior ao longo do rio Mississipi, as estepes estão muito desenvolvidas na zona central desde as Montanhas Rochosas até o rio Mississipi, o deserto ocorre em diversos graus, no interior dos vales baixos da metade sul das Montanhas Rochosas, e ao longo da fronteira com o México, os mangues ocorrem desde a Flórida até a fronteira com o México.

2.3 CULTURA

De acordo com Passeiweb (2012) a cultura dos EUA exerce grande influência mundial por ser uma nação multicultural, berço de uma grande variedade de grupos étnicos, tradições e valores. A música americana, filmes e programas de televisão são conhecidos e apreciados na maioria dos países. As cidades dos EUA oferecem instalações e espetáculos de música clássica e popular, centro de pesquisa histórica, científica e artística, museus, dança e peças teatrais, além de eventos ao ar livre e arquitetura.

A culinária norte-americana é altamente diversificada e diferenciada. Alimentos comuns do café da manhã norte-americano são ovos batidos, bacon, panquecas, cereais e pães com pasta de amendoim, acompanhados com café ou suco de laranja. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com