TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da contabilidade na gestão financeira

Tese: O papel da contabilidade na gestão financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Tese  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5

Papel Da Contabilidade Na Gestao Financeira

I. TÍTULO

A PROBLEMÁTICA DE REEMBOLSOS POR PARTE DOS MUTUÁRIOS DO FUNDO DO DESENVOLVIMENTO PARA INICIATIVA LOCAL: O IMPACTO NAS FINANÇAS PÚBLICAS NO DISTRITO DE CHIBUTO:

II. CONTEXTO

A economia moçambicana conhece várias iniciativas visando dar um impulso ao desenvolvimento.Tais iniciativas são desenvolvidas sob forma de programas de desenvolvimento económico, projectos dirigidos a certas áreas, sendo O Fundo de Desenvolvimento para Iniciativa Local, mais uma forma de luta contra a fraqueza da base economica em Mocambique, que se reflecte com mais incidencia na vida das populacoes com menor renda e com bareiras de acesso ao sistema financeiro formal, por este exigir garantias reais para acesso ao credito.Assim o governo central, de forma a metigar esta situacao, decidiu criar um fundo em que sao elegiveis a pessoas de renda baixa e com projectos de desenvolvimento a serem implementados na nos Distritos, de forma a criar melhorar a renda das populacoes e com a criacao de postos de trabalho e com maor incidencia ao auto emprego.

A edeia foi aplaudida mas ela peca em aspectos de gestao, isto porque as entidades que foram lhes confiada a gestao destes fundos nao sua maioria nao perceberam com clareza o alcance a da ideia e em muitos casos pelos fracos conhecimentos de gestao financeira.

Nem os mutuarios foram bem preparados em materias de gestao, muito menos acompanhamento tem na execucao dos seus negocios, chegando a registar se casos de desvios de aplicacao deste dinheiro do erario publico que custa grande peso no bolco do cidadao, o que leva com que os mutuarios tenham fraca capacidade de reembolso deste fundo, pondo os outros cidadaos sem acesso a este, esfumando se aqui a ideia da rotatividade nao so, o proprio governo comeca a recentir se na execucao do seu orcamento.

Sao conhecidos casos de cidados que no em vez de aplicar estes dinheiros nos projectos ora apresentados no acto da sua solicitacao , aplicaram no em compra de viaturas de passeio, construiram casas proprias , sem terem em conta que para o reembolso precisariam de alguma actividade de renda para fazer face.

III. PROBLEMA

O Governo Central adoptou o Fundo de Investimento para Iniciattiva Local, como forma de impulsionar o desenvolvimento nos Distritos, porém este esforço depara-se com um grande entrave para atingir o alcance da iniciativa, devido a problemática no reembolso de fundos alocados aos mutuários, provocando perturbações na execução orçamental no Distrito de Chibuto.

IV. PERGUNTAS DE PESQUISA

1. Quais são os critérios actualmente usados para elegibilidade ao Fundo de Investimento de Iniciativa local?

2. Que medidas são tomadas para evitar o desvio de aplicacão dos fundos alocados aos mutuários, quando estes investem?

3. De que forma se pode ponteciar aos mutuários em matérias de gestão financeira de modo a garantir o reembolso dos fundos a eles alocados.

V. OBJECTIVOS

V.1 Objectivo Geral

Analisar o processo de implementacão do Fundo de Investimento de Iniciativa Local no Distrito de Chibuto na sua globalidade.

V.2 Objectivos Específicos

1. Analisar o processo de iligibilidade ao Fundo de Investimento de Iniciativa Local no Distrito de Chibuto.

2. Identificar as causas que concorrem para o fraco reembolso de fundos por parte dos mutuários.

3. Propor politicas e regras de gestão a seguir para que a implementacão do Fundo de Investimento de Iniciativa Local alance o objectivo desejado.

VI.METODOLOGIA

VI.1 MÉTODOS DE RECOLHA DE DADOS

1. Revisão da literatura: Obras científicas que versão sobre o tema em análise; relatórios de execução orçamental do Governo do Distrito de Chibuto, no ano de 2010; informação despersa, sobre o tema em análise a extrair junto à contabilidade pública;

2. Entrevista: Ao Governo do Distrito de Chibuto.

3. Inquérito a quarenta e cinco mutuários do Fundo de Investimento de Inciativa Local.

VII. JUSTIFICATIVA

O interesse teórico deste trabalho, circunscreve-se a necessidade de identificar os problemas que enfermam a implementação do Fundo do Desenvolvimento da Iniciativa Local, na vertente do reembolso dos fundos alocados aos mutuários, contribuir de forma positiva em medidas de gestão tanto para os gestores do fundo como também aos mutuários, no exercício dos seus negócios, de forma a garantir a sustentabilidade desta iniciativa, que bem sucedida cria renda aos beneficiários e multiplicação de postos de trabalho.

O interesse prático do trabalho, será uma ferramenta de trabalho para os Gestores do Fundo de Desenvolvimento da Iniciativa Local, bem como aos mutuários para buscar conhecimentos teóricos em matéria de gestão financeira para que alcancem os objectivos traçados para esta iniciativa.

Anexo I

Entrevista ao Governo do Distrito de Chibuto

Entrevistado: ……...………………………………………………………………………….

Cargo:…………………………………………………………………………………………

Questionário

1.Que problemas principais dificultam a implementação do fundo de desenvolvimento de Iniciativa local ao nível do Distrito?

…………………………………………………………………………………………………….

…………………………………………………………………………………………………….

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com