TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANZAÇÕES

Tese: ORGANZAÇÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Tese  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

ORGANZAÇÕES

INTRODUÇÃO

Atualmente as organizações vivenciam um ambiente caracterizado por fortes turbulências e constantes mudanças, seja em questões econômicas ou de aspectos ambientais, surgindo daí a necessidade de se buscar soluções para aumentar sua eficácia, garantindo a sua sobrevivência e sucesso num mercado globalizado e competitivo.

O presente elaborado, tem por finalidade apresentar a liderança como um dos fatores fundamentais para o sucesso das organizações, enfatizando sobretudo o papel que esta exerce sobre a motivação humana.

E como as pessoas são a mola mestra de todas as organizações, sem as quais todos os demais sistemas não fariam sentido, este estudo das relações de poder e motivação adquire uma especial relevância.

Deste modo, a questão da motivação se tornou de suma importância para as organizações conhecerem meios de manter seus funcionários motivados e comprometidos a executarem seu trabalho e conseqüentemente alavancarem o sucesso e os lucros da organização. Como melhorar a produtividade e a satisfação dos funcionários?

RESUMO

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. A liderança hoje é considerado peça chave dentro das organizações. O gestor deve ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele, motivando-as. A liderança é uma forma influência e é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra, de maneira intencional. Existem três abordagens teóricas sobre a liderança: teoria dos traços de personalidade, teoria sobre estilos de liderança e teoria situacional de liderança. A liderança está associada a estímulos e incentivos que possam provocar a motivação nas pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos empresariais. No campo da administração, uma pessoa motivada significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza. O estudo da motivação para o trabalho desperta grande interesse entre administradores e pesquisadores, dado a importância de se entender, e se possível, monitorar o estado de disposição para realizar tarefas.

metodologia

Para atender o objetivo proposto para este trabalho, foram considerados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, e estudo de caso. A pesquisa bibliográfica foi analisada através de artigos, textos e entrevista publicadas que tratam de liderança dentro das organizações, dentre essas pesquisa podemos citar:

Para Montana e Charnov (2003, p. 243) existem dois tipos de líder em toda organização: “os que são definidos ou líderes formais e os que atuam como líderes de maneira informal”.

Paulo Nunes (2009), economista e consultor de empresas, faz a seguinte observação:

Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com