TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oi Tudo Bem

Trabalho Universitário: Oi Tudo Bem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

A responsabilidade do psicólogo está atrelada à escolha adequada de bons profissionais e também saber avaliar comportamentos com qualidade, sabendo que cada pessoa possui sua subjetividade. Por isso, o profissional deve atuar com ética para não realizar avaliações de forma precipitada, baseada em suposições. Cabe ao mesmo procurar se atualizar com o saber teórico e prático em relação às dificuldades e benefícios que as técnicas empregadas, lhe proporcionam.

A importância deste processo

De acordo Chiavenato (2005), além das dinâmicas de grupo e entrevista, pode se incluir os testes psicológicos e projetivos como técnicas importantes para serem usadas no processo de seleção de pessoal.

Essas técnicas de seleção possuem, como finalidade, colher informações sobre o candidato, proporcionando ao selecionador a maior probabilidade de tomar uma decisão mais adequada sobre a escolha dos candidatos (FAISSAL, 2009). Os candidatos serão entrevistados e passarão por todos os instrumentos escolhidos para a avaliação, para o responsável pelo processo finalizar sua análise do candidato com o perfil mais apropriado às necessidades da empresa, naquele momento (FAISSAL, 2009).

A técnica mais utilizada nos processos de seleção de acordo Rodrigues e Alves (2007) é a entrevista, sendo um jogo de questionamentos, que tem como objetivo captar a atenção dos ouvintes com perguntas, para descobrir informações que sirvam para inserção do candidato na vaga. É durante a entrevista que o candidato tem a oportunidade de argumentar sobre suas experiências e defender seu ponto de vista.

Em contrapartida, as entrevistas não estruturadas proporcionam a elaboração de perguntas de acordo com o andamento do processo. O candidato tem na entrevista não estruturada oportunidade para falar sobre suas experiências sem seguir uma sequência estabelecida pelo selecionador (FAISSAL, 2009). Isso faz com que eles se sintam menos pressionados, configurando um cenário onde a avaliação torna-se menos objetiva.

As organizações buscam perfil que sirva para colaborar com o crescimento das organizações, para escolher o melhor perfil profissional, o selecionador deve este muito bem preparado a respeito dos cargos e ter características básicas do perfil da vaga. O psicólogo é o melhor profissional para analisar comportamentos humanos, por isso todo conhecimento acadêmico serve para escolher o candidato baseado CHA- conhecimento, habilidade e atitude (

Conforme Pontes (1996), durante a entrevista podem ser observados comportamentos dos candidatos, analisando aspectos pessoais como também seu temperamento e interesse na vaga. Por isso, ela torna-se o momento indicado para observar comportamentos, permitindo investigar de forma mais precisa competências dos candidatos a emprego, para satisfazer as necessidades das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com