TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Investimentos E As Taxas De Juros

Exames: Os Investimentos E As Taxas De Juros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  4.723 Palavras (19 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 19

Os investimentos e as taxas de juros

Esperamos que, ao final desta aula, você seja capaz de:

listar os fatores macroeconômicos que afetam os investimentos;

identificar a importância dos investimentos como fator de aumento na produção agregada;

distinguir taxa nominal e real de juros.

5

objetivos

AULA

Meta da aula

Explicar a influência das taxas de juros e da inflação sobre os investimentos realizados pelas empresas.

1

2

3

Pré-requisito

Ajuda a compreender esta aula uma breve revisão da tabela que mostra o PIB brasileiro desmembrado (Aula 3) e o modelo keynesiano, apresentado na Aula 4.

9CEDERJ

Análise Macroeconômica | Os investimentos e as taxas de juros

INTRODUÇÃO

No final do século passado, a publicidade resumiu em uma frase o que podemos entender como quase uma revolução na área de administração: “a propaganda é a alma do negócio”. Podemos nos aproveitar dessa máxima e afirmar: “O investimento é a alma do crescimento econômico”. Você verá, ao longo desta aula, que esta nossa máxima se justifica: enquanto a propaganda estimula a preferência pelo produto e gera a prosperidade nos negócios, os investimentos representam a possibilidade de maior capacidade produtiva e maior prosperidade na economia. Quando há investimento, há a expansão da empresa, o que gera mais emprego, renda e produção.

Nesta aula, vamos analisar o papel dos investimentos na economia de um país. Para isso, precisamos, entre outras coisas, identificar os elementos que os estimulam. É o que vamos desenvolver a seguir.

POR QUE INVESTIR?

Em primeiro lugar, você sabe definir o que é INVESTIMENTO?

Em Macroeconomia, investir significa adquirir capital novo. Capital é o bem cujo destino é a produção de outro bem. São exemplos de BENS DE CAPITAL o maquinário, as edificações, os equipamentos etc. Quando uma empresa resolve aumentar o tamanho de sua fábrica, ela está investindo.

Os investimentos têm dupla função na economia: são um importante elemento de demanda agregada (como visto na aula anterior) e proporcionam incremento na capacidade produtiva. Esta última função dos investimentos se dá por conta de se aumentarem os recursos disponíveis – estoque de capital – destinados à produção de bens e serviços.

INVESTIMENTO (PRODUTIVO)

É o acréscimo de bens de capital à empresa, como novas máquinas ou a construção de uma planta industrial (a fábrica). O investimento proporciona aumento da capacidade produtiva do país gerando o que se denomina Taxa de Acumulação de Capital. Os investimentos podem ser desdobrados em investimentos em bens de capital (Formação Bruta de Capital Fixo) e em variação de estoques. Lembre-se de que tratamos disso rapidamente quando desmembramos o PIB brasileiro (Aula 3).

Figura 5.1: Investir em uma empresa pode ser uma operação de risco. Diante do cenário macroeconômico em que esteja inserida, no entanto, há certos fatores que podem ser observados a fim de que se diminuam as incertezas sobre o futuro.

Henning Buchholz (www.sxc.hu)

BENS DE CAPITAL

São os bens cujo destino é a produção de outros bens. O capital pode ser físico (máquinas e equipamentos) ou financeiro (aplicações em ações, títulos públicos ou financeiros etc.). Quando os investimentos são em capital físico, denominam-se investimento produtivo. Quando são em capital financeiro, costuma-se denominá-los investimento financeiro.

C E D E R J 99

AULA 5

Podemos dividir os investimentos em duas fases:

A primeira ocorre quando há despesas com a compra de capital, o que impulsiona a demanda agregada (ainda não há o resultado dos investimentos em termos de aumento da produção). A segunda se nota após a maturação dos investimentos, o que resulta em aumento da produção (oferta agregada) e da capacidade produtiva da economia.

Ou seja, você pode entender o investimento também como a ação que eleva a oferta agregada e o estoque de capital no sistema econômico. São exemplos disso os gastos com instalações industriais, aquisições de máquinas ou equipamentos, variações de estoques etc.

Saiba ainda que o investimento pode ter duas dimensões: pode ser bruto ou líquido. Considerando que o estoque de capital também se deprecia, a diferença entre investimento bruto e líquido é dada pelo montante de investimento destinado a cobrir o que se desgasta ao longo do tempo, ou seja, a depreciação.

A equação a seguir mostra a relação entre investimento bruto e líquido.

IL = IB – D

sendo:

IL = investimento líquido

IB = investimento bruto

D = taxa do estoque de capital depreciado no período.

Em termos concretos: se, por exemplo, os investimentos totais de um país forem da ordem de 10 bilhões de dólares e, em média, 10% dos investimentos servirem apenas para cobrir o desgaste do capital, teremos:

IL = 10 – 0,1 (10) = 90

Caso você se sinta mais à vontade com um raciocínio baseado em equações, pode-se dizer que a definição de investimentos é dada por:

It = Kt – Kt-1 (1)

onde:

Kt = o estoque de capital no período t

Kt-1 = o estoque de capital no período t-1 (período anterior a t)

100 C E D E R J

Análise Macroeconômica | Os investimentos e as taxas de juros

Como o estoque de capital aumenta na proporção do montante dos investimentos líquidos realizados, o papel dos investimentos se torna claro pelo fato de permitir uma elevação na capacidade produtiva da economia ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com