TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PETROBRÁS

Projeto de pesquisa: PETROBRÁS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  6.954 Palavras (28 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 28

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................ 4

2 OS PROBLEMAS AMBIENTAIS NA ATUALIDADE........................................ 7

3 OS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS E AS EMPRESAS........................ 9

4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL........................................ 11

5 TEORIA DA AÇÃO SOCIAL E DOMINAÇÃO.................................................. 14

6 ENERGIA FÓSSIL............................................................................................ 16

7 AS MAIORES INDÚSTRIAS PETROLÍFERAS................................................. 17

7.1 HISTÓRIA DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA................................................... 17

7.2 ORIGENS DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA.................................................... 18

8 A CRISE DO PETRÓLEO........................................................................... 20

9 INVESTIMENTO EM ENERGIA LIMPA............................................................... 22

10 A PETROBRÁS E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.................. 24

10.1 INCOERENCIAS ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA................................. 24

11 A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL............................................ 26

11.1 TIPOS DE PROGRAMAS SOCIAIS......................................................... 26

11.2 O BENEFÍCIO DOS PROGRAMAS SOCIAIS............................................... 28

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................. 29

REFERÊNCIAS.............................................................................................. 30

INTRODUÇÃO

A responsabilidade socioambiental envolve em discussão alguns de seus conceitos e suas relações nas formas e métodos de trabalhos e pensamentos.

Em algum momento da vida nós completamos uma boa ação, seja um trabalho voluntário ou algum tipo de projeto em filantropia, no entanto não podemos confundir Responsabilidade Social Ambiental com ações sociais com boas ações.

Assistencialismo e filantropia não é responsabilidade social.

A Responsabilidade Social é um conjunto de conceitos e ações que contribui para fazer um mundo melhor com a participação de todos e isto inclui toda e qualquer atitude que tomemos para que este fim seja alcançado.

É na decisão individual e cotidiana que se fará a efetiva responsabilidade social.

Quando assumimos o papel de cidadão, integrante e responsável por esta sociedade, refletidas em atitudes simples, como por exemplo, consumir com consciência, descartar papel no lixo, relacionar-se sem qualquer espécie de discriminação ou preconceito, exercer o voto consciente, cobrar ações de nossos governantes, reelegê-los quando realizarem um trabalho coerente com suas promessas de campanha e necessidades da sociedade ou excluí-los em caso contrário, entre outras atitudes que se enumeradas seriam infindáveis.

Ser responsável socialmente é ter a ciência de que, se gastarmos água em demasia, colaboramos para sua escassez e seus reflexos que, embora não sentidos neste momento trarão conseqüências desastrosas e irreversíveis ao planeta e ao futuro de nossas gerações.

Se gastarmos energia desnecessariamente, haverá maior possibilidade de um colapso energético e suas conseqüências podem ser desde o fato de ficarmos sem luz até o de vidas em hospitais serem ceifadas pela sua falta.

Se excluirmos as pessoas pelas suas diferenças, seja de cor, credo, sexo, orientação sexual, limitações, ideologias, poder aquisitivo, criando-se feudos, diminuímos a possibilidade de oportunidades para estes grupos e geramos um problema social e cultural que poderá acarretar em um mal maior para a sociedade como um todo.

Se tivéssemos uma maior consciência do todo e agíssemos pelo coletivo, talvez não precisássemos de tanto programas sociais, pois teríamos uma sociedade mais equilibrada.

Todas estas ações, se revistas, refletiriam de alguma forma numa sociedade mais justa e responsável socialmente, porém o que mais encontramos é o discurso diferente da prática, pois há uma consciência sobre estes males e todos concordam que algo deve ser feito, mas depositam a responsabilidade da ação e da mudança no outro, no externo, se eximindo de qualquer culpa pelos fatos.

De modo geral, a Responsabilidade Social é uma forma de gestão baseada na ética que sensibiliza a empresa quanto ao impacto que exerce sobre os seus vários públicos.

Ela reconhece sua responsabilidade quanto ao desenvolvimento social e possui a capacidade de interagir com suas partes interessadas (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente) incorporando-os nas atividades, de modo a atender suas demandas indo além do que a legislação obriga.

Por isso, considera-se que a responsabilidade social é um valor que a empresa tem, não é uma prática filantrópica à parte que ela desenvolve.

A Responsabilidade social de uma Empresa consiste na sua decisão de participar mais diretamente das ações comunitárias na região em que está presente e minorar possíveis danos ambientais decorrente do tipo de atividade que exerce.

Contudo, apoiar o desenvolvimento da comunidade e preservar o meio ambiente não são suficientes para atribuir a uma empresa a condição de socialmente responsável.

É necessário investir no bem estar de seus funcionários e dependentes e num ambiente saudável, alem de promover comunicações transparentes, dar retorno aos acionistas, assegurar sinergias com seus parceiros e garantir a satisfação de seus clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com