TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRECIFICAÇÃO

Tese: PRECIFICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Tese  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Na medida em que a pesquisa avança, é nítido que a dituação dos produtos coreanos e chineses não são muitos distintas: se um carro coreano falasse, ele certamente diria para um chinês que é ele amanhã.

Assim, é preciso estudar como ocorreu a evolução dos produtos coreanos no mercado brasileiro para entender como isso pode ser aplicado aos chineses, povos diversos, mas alvos de uma visão muito parecida por parte dos consumidores.

Segundo artigo publicado pela revista Exame, em sua edição de Outubro de 2005, a

virada mundial da Hyundai começou em 1998, quando o atual presidente da marca, Chung Mong Koo, assumiu o cargo, iniciando desde então uma política agressiva de investimentos em design e tecnologia, com o objetivo de quebrar a imagem que os consumidores tinham dos carros da empresa, de serem veículos descartáveis e frágeis.

Para isso, a linha Hyundai foi totalmente reformulada com produtos que procuravam agregar um forte custo benefício, oferecendo carros modernos, bem equipados, comprovadamente seguros e mais baratos que seus concorrentes. A mudança de filosofia da marca deu tão certo que em 1999 a Hyundai disparou do 150° ao nono lugar no ranking mundial de vendas.

Presente no Brasil desde a abertura das importações, em 1990, a guinada da Hyundai começou em 2005, quando Carlos Alberto de Oliveira, dono da rede de concessionária CAOA, assumiu a distribuição dos veículos da marca coreana no país, seguindo a mesma filosofia praticada por Chung Mong Koo.

Assim, os carros então vendidos no país, vistos como “micos” pelos consumidores, pararam de serem importados, e no lugar foram introduzidos produtos em nichos ainda pouco explorados, acompanhados de um forte investimento em mídia, com propagandas impressas e audiovisuais em meios de grande audiência, como o intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo, e as primeiras páginas da revista Veja e do Jornal Folha de São Paulo.

Em sua comunicação, a Hyundai focou-se em transmitir a imagem de ser uma empresa com custo benefício imbatível entre os veículos a venda no mercado, entregando mais por menos, além de tranqüilizar os potenciais consumidores em relação ao pós vendas, oferecendo garania de cinco anos para seus veículos, até hoje o maior prazo entre todas empresas automotivas no Brasil.

O Hyundai Tucson, carro chefe da marca no Brasil, foi o grande responsável pela mudança de imagem que os consumidores tinham da empresa. Em um mercado ávido por utilitários esportivos, o surgimento de um veículo dessa categoria com nível de equipamentos e sofisticação semelhantes a de importados bem mais caros sendo vendido a preço de Ford Ecosport nacional, atraiu os compradores, que estimulados pela garantia de cinco anos propaganda pela empresa se animou com o veículo.

Assim, as vendas do Tucson dispararam a tal ponto do veículo se tornar líder de um segmento que, até pouco tempo, tinha a presença maciça do Ecosport, nacional, mais barato e de uma marca tradicional.

Como um só carro não é suficiente para firmar a marca nas melhores posições do ranking de vendas, a Hyundai não parou no Tucson, lançando aos longos dos anos seguintes novos veículos, sempre com o mesmo foco de oferecer mais benefícios que os concorrentes, chegado ao caso de alguns modelos custarem R$ 40.000,00 a menos que seus concorrentes diretos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com