TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Persuasão

Resenha: Persuasão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

"O que é persuasivo é o caráter de quem fala e não a sua linguagem."

(Menandro)

A persuasão é importante e necessária para todos os seres humanos. Isso porque todas as pessoas têm a necessidade de serem compreendidas e aceitas. O conceito de persuasão está diretamente ligado à crença e à convicção.

Por vezes, a persuasão é considerada uma coisa do mal, mas, na realidade, ela não é. O malefício não é causado pela persuasão em si, mas sim, pela má intenção do comunicador.

Persuasão na atualidade

A arte da persuasão têm sido de interesse, desde o tempo dos gregos antigos. Existem diferenças significativas entre a forma como a persuasão ocorre hoje e como ela ocorreu no passado, na Silícia e na Grécia, quando ocorreu o estudo da retórica.

Atualmente, a palavra deixou de ser o único fator em uma comunicação persuasiva. As técnicas persuasivas dos dias atuais incluem compreensão do interlocutor, comunicação não verbal, empatia, credibilidade e algumas outras questões de envolvimento comunicativo.

Prática que leva à habilidade

A persuasão é uma competência de comunicação, portanto inata, uma habilidade que pode ser desenvolvida. Da mesma maneira que as pessoas aprendem a dirigir, por exemplo, elas podem também aprender a persuasão. Uma pessoa que acaba de começar uma aula de direção deixa o carro morrer e faz algumas outras barbeiragens, não é mesmo? E isso tudo acontece até que, com a prática, a habilidade comece a surgir naturalmente, sem que a pessoa perceba.

Algumas dicas importantes sobre persuasão incluem:

1) A comunicação deve ser utilizada de modo que o outro entenda o que está sendo dito. É importante lembrar que a responsabilidade da clareza é sempre de quem está emitindo a informação.

2) A persuasão exige, além de expressar-se bem, que a pessoa tenha a capacidade de argumentar. Essas habilidades podem ajudar no momento de construir sentenças e analogias, para tornar a fala mais interessante.

3) Seja generoso. As pessoas fazem as coisas que lhes são pedidas por dois motivos: porque elas querem ou porque elas têm que fazer. O homem contemporâneo necessita de motivação, respeito e importância. Quando essas necessidades são satisfeitas, penetram no subconsciente do ser humano e é criada a reciprocidade. Aquilo que acontece quando as pessoas começam a querer ir além de suas obrigações, porque se sentem valorizadas e respeitadas.

4) Não importa apenas o que você faz, mas “como” você faz. A maneira como você realiza as coisas serve de referência sobre quem você é. Sendo assim, não faça promessas que não poderá cumprir.

5) Normalmente, as pessoas avaliam o que elas enxergam e, depois, formam uma opinião instantânea. Com base nisso, é possível dizer que a maneira como você se apresenta influencia decisivamente no resultado do que você comunica.

6) Tenha um tom de voz entusiástico e enérgico. Isso aumentará a retenção de tudo o que for dito por você.

7) A confiança em si próprio deve estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com