TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

P.o Atps Etapa 1

Artigos Científicos: P.o Atps Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

A P.O (pesquisa operacional) surge como uma ferramenta de otimização de resultados para administração. Para Ehrlich (1991, p.13), a “Pesquisa Operacional é uma metodologia de estruturar processos aparentemente não estruturados por meio da construção de modelos. Utiliza um conjunto de técnicas quantitativas com o intuito de resolver os aspectos matemáticos dos modelos”.

Na P.O existem inúmeras ferramentas para ajudar na estrutura de modelos para resolução de problemas. Entre essas ferramentas podemos citar algumas como análises de series temporais, a programação linear, a programação PERT, a matriz payoff e os modelos de simulação. Podemos destacar como a mais importante no que tange a otimização de recursos de produção escassos, a programação dinâmica.

Uma de suas principais funções é encontrar soluções para diversas atividades, principalmente na alocação de recursos, sejam financeiros, patrimoniais, humanos e tecnológicos.

Existem vários meios de utilização da P.O, e uma de suas vantagens é a disponibilidade de determinar melhor alocação de recursos limitados ou escassos, pois tem a possibilidade de fazer simulações de situações reais. Podendo avaliar os resultados, suas possibilidades e probabilidades de ocorrer. Portanto é possível avaliar diversas alternativas e otimizar resultados de melhor maneira possível.

Algumas fases são observadas na solução de problemas com Pesquisa Operacional. As mais importantes são descritas abaixo:

1) Definição do problema: são definidos os objetivos, as alternativas de decisão, os limites e as restrições das variáveis.

2) Construção do modelo: são apresentadas as características mais importantes do problema abordado. O conhecimento obtido é representado através de imagens intelectuais sobre o que é mais relevante da porção da realidade em análise.

3) Solução do modelo: o método apresenta as saídas ótimas para as entradas de informações do modelo em questão.

4) Validação do modelo: o modelo é válido se tiver soluções de previsão apropriadas para a realidade estudada e se forem úteis para a tomada de decisão

5) Implementação da solução: neste momento são transferidos para a realidade os resultados provenientes das simulações ou das otimizações.

6) Avaliação final: observação dos resultados práticos do que foi sugerido na solução através dos modelos.

Vale lembrar que os modelos traduzem apenas uma porção da situação real e que, pela sua simplificação, podem mostrar soluções que são boas para um segmento da empresa ao passo que são inadequadas para a empresa em maneira geral. A Teoria Geral dos sistemas adverte que as partes são interdependentes e que deve haver tratamento complexo para realidade complexa (MAXIMIANO, 2002)

A modelagem matemática em Pesquisa Operacional classifica-se principalmente segundo a forma com que são solucionados os problemas:

1. Programação Linear: as variáveis são contínuas e têm comportamento linear. As restrições e a função objetiva também são lineares em relação às variáveis.

2. Programação Não-linear:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com