TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Precificação

Pesquisas Acadêmicas: Precificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  1.611 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Como sabemos custos logísticos são todos custos relacionados a uma empresa, esse envolve custo de armazenagem, de transporte, custo de processamento etc. Os custos logísticos são o segundo custo mais importante, só não ultrapassando o custo da própria mercadoria.

2 DESENVOLVIMENTO

O preço não pode ser atribuído ao produto em função do custo de distribuição, existem alguns métodos de precificação, que são: F.O.B, zona, único ou uniforme, equalização de frete e pontos base. Embora o gerente de logística não seja responsável por determinar o preço do produto, ele tem influencia politica de precificação, pois os preços possuem relação com a área geográfica ocupada.

A politica F.O.B mostra o local no qual o preço é válido, ou seja tem preços diferentes em determinadas regiões. Via F.O.B o preço do produto é cotado na fábrica, nesse modelo o cliente passa a ser responsável pelos custos de transporte, os custos de transportes já estão incluídos no preço do produto.

Agora para as empresas que trabalham com vários clientes não seria indicado ter diversos preços, a precificação necessita de um preço único, esse é o método Zona Única ou uniforme, a melhor maneira seria oferecer um só preço para todos clientes independentemente da localização.

Devido à concorrência, se as outras empresas conseguem produzir o produto com os mesmos custos de produção e com qualidade similar, a diferença vai ocorrer nos custos de transportes, a empresa que for mais distante do consumidor, obviamente terá custos bem maiores, e deverá absorver grande parte desse frete, para alcançar a competitividade. Essa prática e denominada Equalização de Frete, que obterá retornos diferentes do da concorrente, pois os custos de transportes devem ser ponderados.

Existe outro método de precificação, que o preço é calculado como se fosse entregue a partir do Ponto-Base, se a área de entrega for de alta concorrência o preço deve ser parecido ao da concorrência para todas as áreas geográficas de localização dos consumidores. Essa nova localização para cálculos de preços chama-se Ponto-Base, as empresas podem utilizar um ou diversos Pontos-Bases.

3 Conclusão Final

Sabemos que o planejamento logístico é indispensável para um bom funcionamento das empresas, usar a tecnologia a favor, conhecer os pontos onde atua e seus respectivos concorrentes, e a politica de preços é extremamente importante para um mercado tão competitivo, a conquista e satisfação do cliente ganham relevância, buscamos a fidelização do cliente, satisfação de suas necessidades, nome no mercado e claro maximização de lucros, e eles o produto certo na hora certa, em um lugar acessível com o menor preço possível. Entende-se que depois de satisfazermos os clientes a empresa volta em um relacionamento de pós-venda com o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com