TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pão De Hot-dog 1.000 Un R$ 500,00

Dissertações: Pão De Hot-dog 1.000 Un R$ 500,00. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  3.352 Palavras (14 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 14

ORIENTAÇÃO PARA O DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Curso: Administração Período Letivo: 2011/1

Semestre: 1º Turno:

Disciplina: Comportamento Organizacional.

Professor EAD: Ana Maria Vasconcelos.

Autor do Desafio: Rita das Graças Candido Cavichioli.

Objetivos específicos de aprendizagem:

- Favorecer a aprendizagem;

- Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz;

- Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo;

- Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado;

- Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem;

- Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação;

- Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão;

- Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas, ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com os desafios da vida profissional.

A equipe produzirá um texto autoral de até 4 páginas, que deve ser elaborado a partir das instruções dadas nas etapas, abordando o conceito de comportamento organizacional (CO), enfatizando assuntos como percepção, motivação e mudança.

Este desafio é importante para que você compreenda as dimensões de comportamento organizacional sob o ponto de vista de autores diversos, para ampliar seu conhecimento sobre o tema. Espera-se ainda que, ao final do bimestre, você esteja apto a utilizar corretamente diversas dimensões do comportamento organizacional.

Etapa 1

Aula-tema: Comportamento organizacional/visão sistêmica/mudança

Esta atividade é importante para que você defina o conceito de comportamento organizacional (CO), compreenda o contexto em que ele se apresenta, entenda as dimensões e verifique o que as organizações estão fazendo para efetivar as dimensões do CO. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos:

PASSOS

Passo 1 - Escolha a sua equipe de trabalho, que deverá ter no mínimo 3 e no máximo 5 integrantes.

Gílson Pinto da Silva, RA:291419

José Claúdio da Silva Pereira, RA:299735

Jucimara Farias Belém, RA:287978

Marcelo victor Almeida de Sá, RA:287817

Andre Afonso Matos, RA:307751

Passo 2 - Primeiramente, a equipe deve ter clara a definição de CO. Para tanto, consulte o Livro-Texto e elabore sua conclusão inicial sobre o conceito de CO. É um campo que estuda o impacto de indivíduos e grupos que a estrutura tem dentro de uma organização. O foco é basicamente solucionar problemas e buscar soluções para as empresas. É uma ferramenta humana em prol do homem. (C.O) Visa em uma melhor compreensão do comportamento humano, para fazer pessoas mais satisfeitas e produtivas

Passo 3 - Escolha dois livros disponíveis na biblioteca cujos autores abordam a temática e faça uma comparação entre suas definições de CO. Indique sua fonte de consulta.

1º autora Carla Sampaio- formação: graduada em administração de empresas e pos graduada em gestão de pessoas- livro CO volume 1- conceito:consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos

.

Passo 4 - Construa um quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO.

Sistema Aberto Sistema Fechado

• Organização social

• Ser humano

• Reino animal

• Vida vegetal

• Sistema Aberto regulável-célula • Sistema cibernético simples: termostato

• Sistema dinâmico simples: mecanismo de relógio

• Sistemas estáticos simples: estruturas

Sistemas fechados: são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influência do ambiente e, por outro lado, também não o influenciam. São os chamados sistemas mecânicos, como as máquinas.

Sistemas abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviverem devem reajustar-se constantemente às condições do meio. Os sistemas abertos, portanto, “evitam o aumento da entropia e podem desenvolver – se em direção a um estado de crescente ordem e organização” (entropia negativa). Através da interação ambiental, os sistemas abertos “restauram a própria energia e reparam perdas em sua própria organização”.

Passo 5 - Visite o seguinte site e leia a entrevista “O líder na gestão de mudanças”: http://www.mariopersona.com.br/entrevista_revista_supermercado.html . Ultimo acesso 18/03/11 às 14h30min.

Resposta: em todas as situações de crise seja no mercado ou internamente na empresa as pessoas precisam mudar, se adaptar e garantir resultados. Crise são eventos circunstanciais que fogem ao nosso controle,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com