TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA

Trabalho Universitário: RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  3.032 Palavras (13 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

ENÉAS F. ALBUQUERQUE FILHO

RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA

Arcoverde-PE

2014

ENÉAS F. ALBUQUERQUE FILHO

RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comportamento organizacional, Homem cultura e sociedade, Comunicação e linguagem e Fundamentos e teoria organizacional.

Prof. Mônica Maria Silva, Wilson Sanches, Sebastião Oliveira, Karen Manganotti e Márcia Bastos

.

Arcoverde-PE

2014

INTRODUÇÃO

Nesta produção textual foi abordado alguns tópicos de Teorias da Administração, Abordagem Humana, Abordagem Comportamental, Comunicação e Linguagem e Cultura e sociedade.

Na teoria temos de inicio a Abordagem Clássica que começou a partir dos estudos de Frederick Winslow Taylor e Henry Fayol, e tendo continuidade por Lawrence Gantt, Harrington Emerson e Frank Gilbreth.

A partir de pesquisas surgiu a Escola das Relações Humanas coordenada pelo médico Elton Mayo. Já Chiavenato criou a teoria comportamental, com conceitos variáveis para a teoria administrativa.

Também irei comentar, sobre comunicação e linguagem, como é a comunicação dentro das organizações e como é a cultura e a socialização de cada membro das organizações.

A seguir tenho um resumo de cada tópico abordando os principais. 

DESENVOLVIMENTO

Em decorrência da Revolução Industrial, surgiu a Abordagem Clássica, um dos fatores fundamentais para que isso ocorresse foi o crescimento acelerado e a desorganização das organizações. A abordagem Clássica é resultado dos estudos de Frederick Winslow Taylor (administração científica) e de Henry Fayol (teoria clássica) que chegaram a conclusão que a abordagem é o fundamento teórico para a disciplina da administração.

2.1-Administração Científica- Foi desenvolvida nos Estados Unidos, por Frederick Winslow Taylor, e também vários outros nomes são associados literariamente a essa escola, alguns são: Lawrence Gantt, Harrington Emerson, Frank Gilbreth, entre outros. Taylor divulgou seu estudo chamado Shop Management, a proposta de sua filosofia se guia de quatro princípios, que são:

1º. Objetivo da boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção.

2º. Com esse objetivo, a administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas.

3º. Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.

4º. Deveria haver uma atmosfera de íntima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico favorável à aplicação desses princípios. (MAXIMIANO,2004,p.55)

Com o crescimento das empresas, a ineficiência era predominante. Por não haver padronização nos métodos e nas técnicas de trabalho as empresas com dificuldades. Com o propósito de terminar com as dificuldades Taylor propôs que a organização e a administração devem ser estudados e tratados cientificamente.

Os operários da época desenvolviam seus métodos próprios, e com isso, esse método gerava inúmeras maneiras de realizar o mesmo trabalho. Na tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos, desenvolveu-se a ORT (Organização Racional do Trabalho), para que pudessem racionalizar a realização do trabalho.

Henry Fayol desenvolveu sua teoria na Europa, diferentemente de Taylor sua perspectiva era o chão da fábrica e a partir da ótica do nível diretivo, encarava os problemas organizacionais. Primeiramente Fayol apresentou as seis funções básicas para as empresas:

-Função Técnica: é a função relacionada com a produção de bens ou de serviços da empresa.

-Função Comercial: esta função está relacionada com a comercialização (compra, venda e troca).

-Função Financeira: é a função que administra o capital da empresa.

-Função Segurança: está relacionada com a segurança (proteção) das pessoas e também dos bens da empresa .

-Função Contábil: relacionada com inventários, balanços e estatísticas.

-Função Administrativa: relacionada com a integração das outras cinco funções, ou seja, é responsável pela integração entre as funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis e de segurança.

A característica marcante da teoria clássica é a que prescreve quais os princípios gerais que o administrador deve utilizar, para desenvolver suas atividades, e para complementar uma frase que Fayol sempre dizia:

“A administração não é nem privilégio exclusivo nem encargo pessoal do chefe dos dirigentes da empresa; é uma função que se reparte com as outras funções essenciais, entre a cabeça e os membros do corpo social”. ( FAYOL, 1981,p.26 ).

Em uma fábrica de componentes telefônicos, a Western Eletric Company, próxima a Chicago, surgiu a escola das relações humanas a partir da experiência de Hawthorne, coordenada pelo médico e sociólogo Elton Mayo.

Pesquisadores da Universidade de Harvard foram contratados para conduzir o estudo, algumas das conclusões de Hawthorne foram que, o trabalhador não é eficiente por o seu porte físico e sim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com