TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rapidão Cometa

Projeto de pesquisa: Rapidão Cometa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

1º SEMESTRE

Ana Paula Pereira da Silva – RA - 4251866010

Débora de Oliveira Alves – RA – 9978023108

Gleise Pereira de Oliveira Neder – RA – 7536616023

Graciane Rosa – RA - 7581621224

Mariana Costa de Sá – RA – 7928685622

Thiago Siqueira da Silva– RA – 7985730960

Valci de Albuquerque Bezerra – RA – 7706665713

Valdinar Ribeiro dos Santos – R A – 7707622673

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II (PROINTER II) RELATÓRIO FINAL

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: CLARICE MARIA DO NASCIMENTO

Valparaíso-GO

2013

Sumário

Resumo-----------------------------------------------------------------------------------------------------3

1. Introdução----------------------------------------------------------------------------------4

2. Contextualização da pesquisa-----------------------------------------------------------5

3. Fundamentação teórica-------------------------------------------------------------------6

4. Analise e interpretação dos dados-------------------------------------------------------7

4.1 Vantagens do carro elétrico ---------------------------------------------------------8

4.2 Desvantagens do carro elétrico----------------------------------------------------10

5. Desenvolvimento e Implantação-------------------------------------------------------11

5.1 Gestão--------------------------------------------------------------------------------11

5.2 Setor Financeiro---------------------------------------------------------------------11

5.3 Recursos Humanos------------------------------------------------------------------12

5.4 Setor de produção-------------------------------------------------------------------12

5.5 Departamentos de Marketing------------------------------------------------------13

6. Resultado----------------------------------------------------------------------------------13

7. Considerações finais---------------------------------------------------------------------14

8. Referências-------------------------------------------------------------------------------15

RESUMO

De acordo com o relatório parcial desenvolvido pelos membros do nosso grupo a empresa Modelo da nossa pesquisa o Rapidão Cometa é uma empresa que possui certa preocupação com o meio ambiente, porém baseados na nossa pesquisa entendemos que a empresa possui porte para fazer muito mais pela causa ambiental. Sabendo da grandeza da empresa e de sua força no ramo dos transportes nossa equipe desenvolveu um projeto baseado no uso de veículos leves (furgões e carros pequenos) movidos a energia elétrica para fazerem as entregas de pequenas distâncias.

1. INTRODUÇÃO

Objetivo deste trabalho e o desenvolvimento de um projeto baseado no uso de veículos leves movidos a energia elétrica dentro de uma das maiores empresas de transporte de cargas do Brasil, a “Rapidão Cometa”. Abordaremos cada área de responsabilidade dentro da empresa desde seus gestores até os colaboradores da área operacional. Neste trabalho mostraremos que nosso projeto não se prenderá somente na nossa filial de estudo situada no DISTRITO FEDERAL-DF, más também ira afetar sua Matriz situada na cidade do RECIFE/PE.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Quando citamos a palavra transporte logo pensamos em rapidez, comodidade, acessibilidade más, contudo isso muita das vezes nos esquecemos de pensar no causa ambiental no mal que é gerado por traz de todos esses benefícios que no caso do transporte é a emissão de poluentes em especial um deles que é o monóxido de carbono.

A qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores. Os carros, ônibus, caminhões são movidos à gasolina e a óleo diesel esses veículos são responsáveis por 40% da poluição do ar. Dos gases emitidos pelos veículos automotores, 99,9% são inofensivos, mas 1% é altamente ofensivo ao homem e ao meio ambiente. Considerando o aumento de veículos nas cidades (em 2000 o número de veículos foi de 500.000.000 no mundo), este 1% é extremamente significativo, pois são liberados gases como o monóxido e o dióxido de carbono, o óxido de nitrogênio, o dióxido de enxofre, derivados de hidrocarbonetos e chumbo. As refinarias de petróleo, indústrias químicas e siderúrgicas, fábricas de papel e cimento emitem enxofre, chumbo e outros metais pesados, e diversos resíduos sólidos.

Poluição emitida por veículos

Os escapamentos dos veículos automotores emitem gases como o monóxido (CO) e o dióxido de carbono (CO2 ), o óxido de nitrogênio (NO), o dióxido de enxofre (SO2 ) e os hidrocarbonetos. Todos esses poluentes são resultantes das atividades humanas e são lançados na atmosfera. Elevadas concentrações de poluentes advindos de atividades industriais e do processo de descarga da combustão de veículos automotores, partículas sólidas em suspensão, gotículas de óleo expelidas pelos motores, altas concentrações de CO, CO2 e SO2 e compostos de Flúor e Cloro são algumas das causas da baixa qualidade do ar.

Cidade tomada pela poluição do ar

Pensando em tudo isso nossa equipe pesquisou e montou um projeto com o intuito de reduzir a emissão desses gases e contribuir para que futuramente aja uma melhor qualidade do ar e assim preservando a vida em nosso planeta. Nossa meta é implantar o uso de veículos elétricos para entregas a curta distância sabe-se que infelizmente haverá divergências por não ser algo de fácil acesso devido ao alto custo, a maioria das pessoas ainda não entendem a real gravidade que se encontra nosso meio ambiente nosso ecossistema, talvez essa seja a maior dificuldade de aceitação do nosso projeto.

Se aceitado e implantado acreditamos que estará em vigor dentro de 02 ou 03 anos devido ao auto custo e reestruturação da empresa para receber esta tecnologia.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Através de diversas publicações e matérias exibidas em jornais e na televisão a sociedade já tem uma certa ideia dos danos causados por nosso veículos como já citamos nos itens anteriores. O uso dos veículos elétricos nos impressiona pois seu uso elimina totalmente a emissão de gases na sua locomoção depois de produzidos sendo assim denominados Zero-Emissões. A emissões desses gases acontece somente no ato de sua fabricação e de suas respectivas baterias, o que não acontece com os veículos normais pois mesmo depois de sua produção a tendência é quanto mais velho mais poluente.

Os veículos elétricos não emitem quaisquer gases com efeito de estufa na sua locomoção, sendo assim denominadas Zero-Emissões. Existem, no entanto emissões desses gases no ato de fabricação dos veículos e das respectivas baterias.

Devemos atentar também para as vantagens na economia de combustível, pois no nosso país o combustível é sempre uma variável o preço sempre se eleva e jamais retrai, com o uso desta tecnologia acreditamos que a empresa depois de tudo instalado obterá grande vantagem neste ponto, pois combustível é mais caro que energia.

No entanto também temos conhecimento das desvantagens e dificuldades que a empresa enfrentara na implantação do projeto, pois os veículos elétricos geralmente são mais caros e sua potencia e bem mais reduzida, mas, contudo se analisarmos bem esta tecnologia tem muito mais benefícios do que desvantagens só que em longo prazo.

4. ANALISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS (DIAGNOSTICO ESTRATÉGICO)

Analisando e interpretando os dados coletados para implantação desta tecnologia veremos logo abaixo uma melhor analise sobre suas vantagens e desvantagens.

O veículo elétrico é aquele que utiliza, pelo menos, um motor elétrico como forma de tração para o transporte de pessoas, objetos e cargas. É bem verdade que no Brasil a venda e a utilização de veículos elétricos seja bem pequena o Rapidão Cometa enxerga uma grande oportunidade nesses veículos. Já existem no mundo cerca de 340 mil veículos 100% movidos a eletricidade, mas o Brasil é responsável por apenas 0,02% dessa produção. O Brasil representa 3% da economia mundial, se compararmos este dado com a quantidade de carros elétrico em nosso país, vemos que este número ainda e pequeno.

O veiculo alvo do nosso estudo é o ecofriendly Renault Kangoo Z.E.

4.1 Vantagens do carro elétrico:

Diminuição da poluição ambiental - É sabido que, por exemplo, o monóxido de carbono que surge aquando da combustão num veículo convencional e que é emitido pelo escape desse veículo, é altamente nocivo para a saúde humana provocando diversas patologias entre as quais do sistema respiratório e do sistema cardiovascular. Os gases com efeito de estufa, nos quais o CO2 se inclui, são também responsáveis pelo aquecimento global e pela desregulação climatérica do planeta, sendo que o transporte individual na atualidade tem um grande contributo nocivo para a poluição atmosférica global. Os veículos elétricos não emitem praticamente ruído, sendo extremamente silenciosos quando comparados com os veículos convencionais com motor de combustão.

No carro elétrico, entre outras coisas, você não precisa:

• Álcool

• Gasolina

• Trocar óleo

• Fazer Regulagem do motor

• Trocar as velas do motor

• Regular as válvulas do motor

• Trocar filtro de óleo do motor

• Trocar filtro de combustível

• Trocar filtro de ar

• Limpar o bico injetor

• Trocar correia dentada

• Trocar correia do alternador

• Bomba de água

• Radiador

• Aditivo do radiador

• Alternador

• Bomba de combustível

• Sistema de escapamento

• Catalisador

• Certificação de emissões

• Mangueiras

• Distribuidor

• Cabo de velas

• Motor de arranque

4.2 Desvantagens do carro elétrico

Preço - Os carros eléctricos na atualidade ainda têm um preço elevado quando comparados com os equivalentes de combustão interna, mesmo considerando os enormes benefícios fiscais atribuídos por alguns estados europeus. O incentivo aos veículos elétricos não contribui assim para a equidade social nos acessos aos meios de transporte.

Autonomia - A autonomia dos carros eléctricos situa-se normalmente entre os 100 km e os 200 km, o que em certas situações é diminuto. Tal está muito dependente do desenvolvimento químico em torno das tecnologias associadas às baterias.

Espaço - O carro elétrico não resolve uma das questões fundamentais da qualidade do espaço público em meios urbanos, pois o espaço por si ocupado é igual ao de um carro convencional. Só em Lisboa, entram 700 mil carros por dia, mesmo que todos fossem elétricos, a uma área de 12 m2 por lugar de estacionamento, teríamos uma área de cerca de 8,4 km2 só para estacionamento, praticamente a área da maior freguesia de Lisboa, os Olivais.

Com base no estudo acima realizado ao nosso ponto de vista entendemos que mesmo o preço dos veículos elétricos sendo bem elevados ainda é um bom negocio implanta-lo na empresa, pois como já falamos anteriormente este é um processo de longo prazo o retorno financeiro pode demorar um pouco, mas quando vier vira junto com outros benefícios como a melhoria da imagem da empresa frente a questão ambiental, economizará deixando de abastecer com combustível fóssil, pois já foi dito que a energia é mais barata que o combustível entre outros.

Para tudo isso acontecer a empresa terá de passar por um processo de reengenharia onde afetará todos os setores da empresa. Como ainda não há demanda no Brasil, os pesquisadores contarão com as frotas institucionais de veículo elétricos para fazer as primeiras avaliações. Contudo, os efeitos reais só poderão ser mensurados quando a população começar a usar carros elétricos, e demonstrar seu padrão de uso, sobretudo da recarga das baterias. Por enquanto, os técnicos avaliam que o o hábito de recarga das baterias dos carros poderia ser semelhante ao adotado com telefones celulares, com os usuários tendendo a recarregar a bateria do carro prioritariamente no final do dia, em casa, numa frequência diária ou a cada dois dias. O levantamento propõe que o alto custo dos veículos elétricos e a falta de postos de recarga ainda são as principais barreiras à entrada desses veículos no mercado. Na verdade, a tecnologia das baterias, quase estacionada há anos, é o principal entrave à baixa nos preços dos carros elétricos.

5.DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO

O desenvolvimento do projeto se dará da seguinte maneira:

5.1Gestão

Depois de apresentado a gerência da filial alvo do nosso estudo se aprovado ele deverá ser encaminhado para a Matriz onde juntamente com o Presidente e os gestores da organização irão avalia-lo e decidir se é o caso de sua implantação deverá ser levado em conta todo o estudo realizado em cima do assunto.

O Rapidão Cometa ira implantar na sua frota a partir 2014, alguns utilitários da montadora Renault (Kangoo Z.E), carros com capacidade de ate 650 quilos com autonomia de 120 km, com motor de 60 cv (44 kW) e 23,06 (quilograma força vezes metro) kgfm. A fim de circularem apenas nas áreas urbanas onde será analisada a viabilidade do uso do carro elétrico desfrutando da diminuição da poluição do meio ambiente e a eliminação do monóxido de carbono produzido pelos motores a combustão dos veículos convencionais, serão pequenos furgões acionados eletricamente que já se encontram disponíveis no mercado brasileiro. E o Rapidão Cometa considera esta implantação mais um passo para o futuro que a empresa dar

5.2 Setor Financeiro

Antes de tudo, o setor financeiro deverá levantar dados sobre o investimento, como: Avaliar os custos envolvidos na transição da frota antiga pela de veículos elétricos; Avaliar a rentabilidade do empreendimento (tempo que levará para recuperar o capital investido); Avaliar a perspectiva da empresa quanto o arcar com os custos do investimento durante o período de transição, onde a mesma inicialmente não terá lucro e sim despesa (lucro negativo);

Levantar dados sobre o valor de vendas da frota antiga e orçar o custo de aquisição da nova frota.

Depois de aprovado o setor financeiro deverá fazer um levantamento real de seus dos recursos para a implantação do projeto junto ao departamento de desenvolvimento.

Devera entrar em contato com os fornecedores buscando informações reais quanto ao custo do veiculo, verificar o quanto será gasto na reengenharia, pois o veiculo necessita de local para se recarregar, manutenção especificar e etc, Fazer um levantamento junto ao RH de quanto será gasto com treinamento dos funcionário que irão utilizar o veículo.

Por último apresentar aos investidores um relatório claro que demonstre a viabilidade financeira do investimento.

5.3 Recursos Humanos

O setor devera desenvolver um esquema de treinamento junto aos colaboradores que utilizarem a nova tecnologia. Se a empresa não tiver condições de ministrar este treinamento deverá fazer o levantamento de quem poderá ministrar este treinamento e encaminhar os funcionários para RENAULT DO BRASIL S/A. Acreditamos que a própria fornecedora será capaz de fornecer este treinamento.

5.4 Setor de produção

A produção terá de se adequar a nova tecnologia no que se diz a respeito da capacidade de carga tempo de entrega.

Terá de se preocupar com a rota e o percurso que o veiculo fará, se atendando para a durabilidade das baterias capacidade de peso e desenvolvimento, o sistema de navegação disponível na gama Renault Z.E. Ajuda-o também a gerir a sua autonomia, propondo-lhe uma navegação até às estações de carregamento disponíveis mais próximas, ou seja, terá de se atentar aos limites do veículo, pois como já foi citado anteriormente o veiculo será implantado para executar entregas de curta e média e distância.

Integrar veículos eléctricos no seu parque automóvel é a garantia de dispor de uma frota mais económica e mais responsável.

5.5 Departamentos de Marketing

O departamento de marketing será o responsável pela divulgação do projeto junto aos seus clientes sendo assim o responsável pela imagem da empresa.

Deverá, no entanto criar cartazes e folhetos contendo comparações da tecnologia implantada em relação a que usamos demonstrando o quanto a tecnologia é importante e benéfica ao meio ambiente sem prejudicar seus serviços já prestados atraindo não só a atenção dos clientes, mas também a sociedade dando assim mais credibilidade para a empresa.

6. RESULTADO

Após tudo ser implantado e funcionando de acordo com o esperado acreditamos que a empresa estará não só se beneficiando com as vantagens da tecnologia implantada mas também estará dando um passo gigantesco em relação a questão ambiental, sem deixar de lado a fator financeiro. A empresa, que expandir atividades nas regiões brasileiras e aposta em veículos limpos e com melhor mobilidade urbana. Em um mundo de rápidas mudanças e quebras de antigos paradigmas, o elétrico brasileiro é uma boa aposta e nela está incluído o Inovar.

O Rapidão Cometa ver o RENAULT Z.E, como uma combinação de inovações, que aliam a economia de energia sem abrir mão do desempenho, e de tecnologias de ponta que permitem eliminar as emissões poluentes e contribuir para a proteção do planeta, a mobilidade 100% elétrica ao serviço das empresas 100% responsáveis.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente trabalho teve como objetivo a preocupação com a preservação do meio ambiente e focou principalmente a qualidade do ar que respiramos com isso desenvolvemos um projeto que tem por fim implantar um carro que não emite gases diminuindo assim a poluição do ar. Em contra partida veremos que isso custará um pouco a mais para a empresa, com isso, o investimento será em longo prazo, mas futuramente acarretarão melhorias e benefícios ás empresas e a sociedade.

8. REFERÊNCIAS

Fotos do trabalho: Google

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/urbano/artigos_urbano/aquecimento_global_-_ficcao_x_realidade.html

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/brasil-esta-muito-atrasado-na-producao-de-carros-eletricos

http://www.abve.org.br/destaques/2013/destaque13034.asp

http://omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br/2013/10/29/frota-da-fedex-no-brasil-tera-kangoo-eletrico/

http://www.mma.gov.br/clima/energia/veiculos-eletricos

http://brasileconomico.ig.com.br/noticias/automania-desoneracao-de-eletricos-e-hibridos-acontecera-mesmo-em-2014_137373.html

http://www.renault-ze.com/pt-pt/entreprises-gamme-electrique-1294.html

http://peteletricaufjf.files.wordpress.com/2012/10/logo-pet8.jpeg

...

Baixar como  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »