TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Diferentes Uma Narrativa

Exames: Relatos Diferentes Uma Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Desenvolver as habilidades de comunicação não verbal e verbal é essencial para potencializar os resultados e construir harmonia nas relações interpessoais na organização.

Com base no texto “Relatos diferentes, uma narrativa”, notamos que a organização tem uma constante preocupação em buscar aperfeiçoar sua comunicação. O domínio desse recurso possibilita que os colaboradores, investidores, imprensa, comunidades locais, líderes e outros, possam conhecer-se melhor, realizar projetos juntos, dar feedbacks, receber orientações de forma madura, interagir e alcançar melhores resultados para empresa, como também alcançar qualidade nas relações interpessoais, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.

Uma mesma mensagem a ser transmitida a diversos públicos precisa respeitar as diferenças culturais e de costumes, isto é, o conteúdo precisa ser local para que haja um resultado positivo de acordo com os objetivos que a organização planeja alcançar.

Através do texto mencionado acima este trabalho objetiva aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre do curso de bacharelado em administração, buscando responder as questões propostas apoiando-se em pesquisas, cujas bibliografias estão contidas no final deste trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 COMPREENDENDO MELHOR O TERMO RELAÇÕES COM INVESTIDORES (RI’S).

Relações com Investidores é função estratégica que combina marketing, comunicação empresarial e finanças, para prover aos mercados informações a respeito do desempenho da empresa e de suas perspectivas. A função básica de uma área de RI consiste no desenvolvimento e implementação de estratégias, com o objetivo de valorizar as ações da empresa no mercado, por meio da melhoria de sua imagem institucional, fornecendo informações sobre seu desempenho, atividades e projetos, de modo a torná-las transparentes aos acionistas e potenciais investidores.

2.2 O PAPEL DOS RI´S

A tarefa principal apresentada pela área de Relações com Investidores está relacionada à disseminação da cultura da Companhia em que trabalha, estendendo-se entre os diversos níveis de público interno e externos. Ela direciona o comportamento de todos no que diz respeito ao ambiente corporativo, ajudando a fixar os conceitos de empresa ética, responsável e transparente. Consequentemente contribui para aprimorar o relacionamento da empresa com a comunidade de investidores, analistas de investimentos e com a sociedade como um todo, fortalecendo uma reputação saudável entre os públicos estratégicos.

Com base no texto “Relatos diferentes, uma narrativa”, vemos que a organização tem uma constante preocupação em buscar aperfeiçoar sua comunicação. O domínio desse recurso possibilita que os colaboradores, investidores, imprensa, comunidades locais, líderes e outros, possam conhecer-se melhor, realizar projetos juntos, dar feedbacks, receber orientações de forma madura, interagir e alcançar melhores resultados para a empresa, como também alcançar qualidade nas relações interpessoais, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.

É bem perceptível que existe uma preocupação significativa da empresa Braskem em manter um dialogo estreito entre sua equipe de comunicação e cada um dos setores que estão envolvidos direta e indiretamente na atividade da empresa. A Empresa dialoga com cada público de interesse estabelecendo um contato aproximado entre a equipe de comunicação e outros setores envolvidos como a área de investidores ou de recursos humanos, assim podendo desenvolver relatos para cada um deles de acordo com suas necessidades. Para que não haja divergências na comunicação, desde o relatório para os investidores aos relatórios diários para as empresas faz se necessário uma reunião com a liderança e outros setores envolvidos para alinhar o discurso, isto é, tornar o discurso harmonioso.

Através da unificação do discurso percebe-se no processo de comunicação na Braskem, à comunicação horizontal, que tem por objetivo a coordenação e sinergia entre os subsistemas. No texto notamos que a empresa também investe em sua imagem externa através da publicação que faz da revista “O Geração Braskem”, onde torna conhecida junto ao público de interesse, notícias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios, além da publicação “Família Braskem”, outra revista que traz informações mais familiares. Existe todo um cuidado quanto a coleta de informações junto aos colaboradores no tocante ao tema para que seja unificado o discurso da publicação sem fugir da estratégia corporativa, para isso, a última avaliação é do diretor de comunicação. Essas publicações são meios estratégicos do público interno e externo se familiarizar com a identidade da empresa, podendo dessa forma perceber a cultura dessa organização, seus valores, normas, crenças, e etc; já na CPFL a área de comunicação atua próxima aos clientes, interagindo através das contas de luz, meio pelo qual a empresa utiliza para dar dicas de seguraça aos seus clientes, além de realizar o média training com seus gerentes de operações.

O média trainig ou treinamento de mídia é uma das ferramentas de comunicação mais importantes da atualidade porque oferece maior conhecimento das regras do jogo nos bastidores do jornalismo, a fim de preparar quem deseja se expor nos veículos de comunicação.

O contato estreito e permanente com a mídia proporciona benefícios mútuos: por um lado, facilita a divulgação dos serviços da instituição e, por outro, permite à imprensa o acesso rápido e seguro aos colaboradores que trabalham na corporação. Para melhor atender às publicações e rádios regionais, a CPFL empregou o estilo de liderança situacional apoiar ou compartilhar, dando aos gerentes de operações autonomia para se relacionar diretamente com os meios de comunicação locais, apoiando-os caso surjam dificuldades para manter uma narrativa alinhada.

Buscando constantemente o alinhamento para que cada relato possa narrar os princípios que norteiam a empresa, a CPFL possui uma diretoria de comunicação empresarial e relações institucionais que conduz um programa de Gestão de Stakeholders. O termo stakeholders, em inglês, significa “stake”, interesse; e “holder”, aquele que possui. Na prática são todos aqueles que influenciam uma empresa. São os interessados pelos projetos, gerenciamento, mercado e produtos de uma empresa; são os colaboradores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com