TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor Externo

Monografias: Setor Externo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 5

O Setor Externo

A economia internacional esta interligado nos fluxos comerciais e financeiros nos aspectos microeconômicos e econômicos. Os países em principio esta se especializando em determinado produção da mercadoria com a finalidade menor custo para atingir o mercado globalizado. No principio das vantagens comparativas os países estão se especializando num perfil de produção com custo menor, exportando-os com vantagens nos demais países exportadores.

Com a globalização ficou mais fácil para todos os países no mundo comercial, através do intercâmbio dos países. Com essas relações econômicas internacionais, cada país procura suprir sua necessidade e benefícios através do comercio. Com a relação comercial, cada país terá oportunidade de expor seus produtos na comercialização entre si. Isto traz o principio que todos os pais deva se especializar em determinada produção de algum produto, com menor custo, diferenciado de outros países, com objetivo de exportar para outros países, com garantia da venda e da lucratividade. Em contra partida, esse mesmo país, passara importar bens de outros países. Desse modo, cadê pais se especializando no mercado econômico internacional com produtos diferentes, buscando sua garantia na sobrevivência no mundo comercial, por isso é chamado de teoria das vantagens comparativas.

Taxa de cambio e inflação

Vimos que a cotação do dólar, ou de qualquer moeda internacional, afeta os preços dos produtos importados e as decisões de consumo das pessoas. Vimos que quando nossa moeda, o Real está fraco em relação ao Dólar, ou seja, quando o Real compra poucos dólares, dizemos que o Câmbio está Depreciado. Do contrário, quando o Real pode comprar mais dólares, usamos o termo Câmbio Apreciado. Vamos tentar explicar como essas situações ocorrem.

• Câmbio Depreciado: ocorre quando há menos dólares na economia do que numa situação de equilíbrio. O Ponto de Equilíbrio se move ao longo do tempo, então não é possível determinar um ponto fixo para a economia de qualquer país. As moedas internacionais seguem a Lei de Oferta e Demanda, ou o raciocínio de que "tudo que é raro, é caro". Assim, quando a quantidade de dólares numa economia é menor do que a quantidade de equilíbrio seu preço sobe. Assim, o Real compra menos dólares. Com o dólar mais caro, os produtos importados também se encarecem. Como conseqüência, a oferta de produtos diminui. De forma geral isso leva a inflação a um patamar mais alto, pois os preços se elevam.

• Câmbio Apreciado: ocorre quando há mais dólares na economia do que numa situação de equilíbrio. De acordo com a Lei de Oferta e Demanda, nesse caso, o preço do dólar cai, e o Real consegue comprar mais dólares. Os produtos importados se tornam mais baratos, e a oferta de produtos aumenta de forma geral. Assim, os preços caem e a inflação diminui. Ou, em alguns tipos de análise, ocorre Deflação (redução dos preços de um período de tempo a outro).

Além disso, essas variações da Taxa de Câmbio e suas implicações sobre a Inflação afetam também as decisões de investimento dos agentes. Isso porque existem tipos de aplicações vinculadas às variações desses dois indicadores.

Valorização Cambial e Inflação

Com a valorização cambial, a moeda nacional fica mais forte relativamente ás moedas estrangeiras. Os brasileiros passam a importa mais, e aumenta a competição do produto importado com os produtos nacionais.

Desvalorização cambial

Uma desvalorização cambial (perda do valor do Real frente a outras moedas) tem como resultado tanto uma redução das importações brasileiras (pois estas ficam mais caras), quanto um aumento das exportações (pois estas ficam mais baratas). A balança comercial brasileira portanto tende a ficar mais positiva (aumento de superávit ou redução de déficit comercial).

A desvalorização cambial, entretanto aumenta o preço dos bens transacionáveis (importados e exportados), elevando o preço destes no mercado doméstico. O resultado é uma elevação da inflação.

Valorização real e valorização nominal o cambio

O PIB é igual ao somatório dos valores dos bens produzidos em cada ano. Pode-se calcular a variação do PIB sob o prisma nominal ou real. A variação nominal se dá a preços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com