TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Da Informação

Pesquisas Acadêmicas: Sociedade Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

Sociedade da Informação e do Conhecimento

Sociedade da Informação é um termo – também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia – que surgiu no fim do século XX, com origem no termo globalização.

Esse tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.

Qualquer que seja a definição e enquadramento, um denominador comum aponta que a Sociedade do Conhecimento representaria a combinação das configurações e aplicações da informação com as tecnologias da comunicação em todas as suas possibilidades. É importante destacar que ser escopo de abrangência vai além do mundo da internet e está redefinindo a economia global, trazendo consigo a transformação do mundo “inteligente” em todas as suas dimensões. Traz consigo os referencias definitivos e irrefutáveis do domínio do mundo dos “negócios” a partir dos gigantescos bancos de dados, onde se encontra armazenada infindável miríade com todos os tipos de agrupamentos de informações, bancos estes dominados pelos grandes conglomerados e disponíveis para acesso em sofisticadas formas de “pay-to-have”.

A Sociedade do Conhecimento coloca duplo desafio das oportunidades que se criam e das agravadas ameaças de info-exclusão.

Esse novo modelo de organização das sociedades assenta num modo de desenvolvimento social e econômico onde a informação, como meio de criação de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade na vida dos cidadãos.

http://image.slidesharecdn.com/sociedadedainformaoedoconhecimento-090228132908-phpapp01/95/slide-6-728.jpg?cb=1235849385

http://image.slidesharecdn.com/sociedadedainformaoedoconhecimento-090228132908-phpapp01/95/slide-7-728.jpg?cb=1235849385

A quantidade de informação no mundo aumenta a cada momento. São visões do mundo, relatórios, guias, extratos, notícias, propagandas... a conseqüência é uma valorização da boa informação.

Benefícios e conseqüências da sociedade da informação

Este novo modelo de organização das sociedades assenta num modo de desenvolvimento social e econômico onde ainformação, como meio de criação de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Condição para a Sociedade da Informação avançar é a possibilidade de todos poderem aceder às Tecnologias de Informação e Comunicação, presentes no nosso cotidiano que constituem instrumentos indispensáveis às comunicações pessoais, de trabalho e de lazer.

Mas por outro lado, esta sociedade poderá ser a culpada por grandes diferenças sociais, tendo em conta o seu grau de exigência. Visto que é uma sociedade que vive do poder da informação, tendo como base as novas tecnologias ela poderá ser muito discriminatória, quer entre países, quer internamente, entre empresas, entre pessoas. Com a introdução de máquinas e robôs nas indústrias tem-se aumentado a taxa de desemprego e continua a aumentar com o desaparecimento de algumas profissões, entre outros factores. A perda de postos de trabalho, a extinção de algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com