TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Steakeholders

Trabalho Universitário: Steakeholders. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Empreendedorismo Corporativo

1- Conceito

Empreendedorismo Coorporativo, deu –se inicio quando as Organizações, de porte médio ou grande viram a necessidade de se destacar no mercado, onde a competição começara a aumentar. As organizações começaram a buscar por estratégias de gestão, para manter consigo, os melhores funcionários, em termos inovação e criatividade. A partir dai a Gestão de Pessoal, torna-se muito mais além de um programa de remuneração.

Esse tipo de Gestão, pode ser aplicado em diversos tipos de organização, mesmo aquelas já estabelecidas. O termo empreendedorismo, e seus termos é apresentado a empresa, a fim de implementar o negocio, a partir dos vários aspectos que envolvem o processo empreendedor, analisando seus recursos e oportunidades.

Toda empresa, possui em seu quadro de funcionários, profissionais com espírito empreendedor. Entretanto isso nem sempre é notado, ou aproveitado, pois não existe uma receptividade da gerência, em compreender possíveis ideias que este ou soluções, que este funcionário possa dar. Ideias estas, que podem ser um ponta pé inicial, para uma futura grande estratégia, que pode levar a Empresa, a um lugar de destaque no mercado em que atua. É preciso, que a Organização desenvolva estratégias, aproveitar/valorizar seus empreendedores internos, para que evitar que o colaborador seja contratado pelo concorrente, ou até mesmo, resolva abrir uma empresa, tornando seu concorrente direto.

De acordo com os Autores: Guth&Ginsberg (1990)

“Empreendedorismo corporativo envolve dois tipos de fenômenos e de processos que os cercam: 1) o nascimento de novos negócios dentro de organizações existentes, isto é, inovações internas; e 2) a transformação das organizações através da renovação das áreas chave sobre as quais a empresa é sustentada, ou seja, renovação estratégica.”

Portanto, implementando corretamente a Gestão de Pessoal, é possível inovar a empresa, possibilitando o surgimento de novos negócios, implementações de estratégias,ou até a criação de uma nova, que podem alavancar o sucesso da empresa.

2 -Tipos de Empreendedorismo Corporativo

Na literatura podemos encontrar algumas interpretações para empreendedorismo corporativo.

Hashimoto (2006, p. 13):

• Empreendimentos Corporativos (Corporate Ventures): negócios criados pela empresa, isolados do restante da corporação, geralmente áreas ou produtos diferentes dos existentes;

Como descrito por Hishimoto, o Empreendimento Corporativo, pode ser considerado, pro exemplo, a criação de um novo produto, ou de uma nova campanha de publicidade, pro exemplo, onde o sucesso, vai depender basicamente da inovação deste Empreedimento.

• Intra-empreendedorismo: parte do princípio de que a empresa cria as condições para que funcionários empreendedores se destaquem a apontem soluções inovadoras e criativas;

Ou seja Intra-empreendedorismo , é a forma como o empreendedorismo é aplicado dentro da empresa, ou seja, sua cultura sendo ela inovadora, funcionários tendo a possibilidade de interagir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com