TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHAR "FAUPAS MACIAS"

Projeto de pesquisa: TRABALHAR "FAUPAS MACIAS". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE LEME

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA DE ECONOMIA

TRABALHO “SUAVE FRACASSO”

ROBERTO LEANDRO LOPES – RA 0723100

LEME

2008

Os ajustes econômicos ficam limitados à esfera microeconômica, deixando a discussão do modelo de ajuste fiscal, da política monetária, do câmbio flutuante e da livre mobilidade de capitais distantes do debate, imunes às possíveis “irresponsabilidades” governamentais.

A política monetária mantém-se atrelada às metas inflacionárias, a política fiscal aos superávits primários e o câmbio é deixado sob comando do próprio mercado. Precisando ser extremamente restritiva com taxas de juros elevadas para conter a demanda, fazendo a redução dos preços dos bens não comercializáveis compense os reajustes contratuais dos preços administrativos e da parcela dos preços dos bens de comercialização imunes às variações da taxa de juros. Para suprir a demanda crescente por trabalho é fundamental que o país obtenha um crescimento econômico sustentável e duradouro.

O modelo macroeconômico tem se revelado capaz de produzir ciclos econômicos que acompanham os movimentos de expansão e retratação da liquidez e do comércio mundial, mas não tem conseguido recolocar o país no caminho do desenvolvimento econômico social.

Com a implantação do Plano Real, a inflação se arrefeceu e a manutenção da estabilidade dos preços passou a vigorar. Essa estabilidade se deu a partir de algumas medidas adotadas no período: taxa de câmbio quase fixa (paridade unitária entre Real e Dólar), juros elevados, facilitação das importações (quedas das alíquotas), além da intensificação das privatizações e do processo de abertura econômica. Porém, o Real ameaça à sustentação do dinamismo das exportações ao longo dos próximos anos, dificultando a consolidação do ajuste externo. Os principais obstáculos ao aumento do investimento decorrem da incerteza sobre a trajetória da economia, associada a fatores estruturais amplificados pelo manejo excessivo da política macroeconômica.

As políticas cambial e monetária não só imobilizaram a política fiscal como implicaram a transferência de parcelas de crescimento de juros para os rentistas, deteriorando a distribuição da renda nacional. A ampliação da infra-estrutura constitui um dos principais requisitos para assegurar o crescimento sustentado.

Eu acredito que a estabilização monetária foi uma grande vitória, mas não é a condição suficiente para o Brasil promover o desenvolvimento econômico e social, com ampliação do emprego, elevação dos salários e melhora na distribuição de renda, o que parece exigir a construção de uma força política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com