TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Sobre Plano De Negócios

Casos: Teoria Sobre Plano De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 8

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Em algum momento da sua carreira como empreendedor, você vai chegar a conclusão de que não há plano de negócios perfeito e à prova de falhas. O sucesso depende não só de sua capacidade empreendedora – sua paixão, o sonho grande e o botar para fazer com excelência – mas também de condições externas, várias delas que não estão ou estarão sob seu controle.

É importante evitar falhas muito graves, que poderiam ser facilmente evitadas ao se redigir o plano de negócios com atenção e muita calma. Utilize parte do seu tempo na revisão da escrita, o que com certeza trará ainda mais excelência na sua idéia. Os empreendedores que obtiveram mais sucesso souberam realizar sempre mais do que parecia possível. E essa é uma das características que deve distingui-lo dos demais!

Os dias de hoje são testemunha de uma verdadeira revolução, sobretudo no mundo dos negócios, principalmente através do ritmo desenfreado com que as tecnologias de todos os tipos estão caminhando, abrindo assim inúmeras oportunidades para os empresários já instalados, como também para os jovens, que em conseqüência da alta competitividade, da economia globalizada, estão cada vez mais externando toda a sua criatividade e procurando pôr as suas idéias empreendedoras em pleno funcionamento, uma vez que não buscam mais só um emprego, estão na crescente ânsia e necessidade de buscar exercer a sua iniciativa e ter seu próprio negócio.

O sucesso dos negócios não vem facilmente, ele só é conseguido com muito trabalho e com planejamento, não apenas para empreendimentos novos, mas também para empresas já existentes que necessitam estar sempre atualizando seus planos, e a arma mais eficaz para se realizar todo esse processo é o "Plano de Negócios", onde será demonstrado todos os seus objetivos, os caminhos a serem seguidos, os recursos necessários, enfim, todo o planejamento seja de estratégias e ou ações na busca do sucesso.

Elaborar um Plano de Negócios com qualidade e bem estruturado é fundamental para atrair suporte financeiro do mercado de capitais, através de possíveis investidores e/ou parceiros, pois ele é sinal de força gerencial, visão e talento, sendo ainda uma garantia para o crescimento e a tomada de decisão estratégica.

O planejamento é um ciclo constante em que você nunca chega ao fim, portanto o Plano de Negócios do seu empreendimento deve estar sempre sendo revisado e atualizado, passando a ser seu companheiro constante durante as tomadas de decisões na sua empresa, pois só assim você encurtará o caminho para o seu sucesso.

O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS?

O Plano de Negócios além de ser uma ferramenta que ajudará ao empreendedor a buscar um financiador em potencial, também poderá ser usado para ajudar o empreendedor a dirigir o seu negócio, tanto no micro como no macro-ambiente.

Muitas empresas funcionaram durante vários anos sem um Plano de Negócios, até com relativo sucesso, pois os níveis de competitividade eram baixos, entretanto atualmente essa opção tornou-se limitada e bastante arriscada, pois a modernidade e a disputa pelo mercado exigem uma reciclagem constante de idéias e procedimentos. O nível exigível de atualização tornou-se tão importante, que ele pode ser o diferencial entre um negócio de sucesso e simplesmente um negócio.

O planejamento representado pelo Plano de Negócios, pode ser o diferencial necessário entre dois empreendimentos. Empresas sem tal procedimento estão fadadas a ficarem estagnadas, enquanto suas concorrentes atropelam seu caminho.

Um bom Plano de Negócios deve também identificar áreas de seu empreendimento que apresentem pontos falhos e necessidades prementes que devem ser corrigidas, pois caso não se consiga eliminá-las, poderá preparar o proprietário para lidar com eles quando surgirem, além de oferecer um guia para ajudá-lo a evitar os erros fatais.

PARA QUE SERVE UM PLANO DE NEGÓCIOS?

“Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar”.

Francis Bacon

O mundo empresarial e dos negócios pertence cada vez mais aos empreendedores, isto é, aqueles que identificam as melhores oportunidades e sabem como aproveitá-las, portanto existem três razões principais para a confecção de um Plano de Negócios.

Emoção: o processo de organizar um Plano de Negócios, incluindo as reflexões que você faz antes de começar a registrá-lo por escrito, obriga-o a assumir um posicionamento não emocional, crítico e objetivo em relação ao seu projeto como um todo.

Ferramenta: o produto acabado, isto é, seu Plano de Negócios propriamente dito, é uma ferramenta operacional que, se usada de forma apropriada, irá auxiliá-lo a gerenciar o seu negócio e a trabalhar efetivamente para o seu sucesso.

Apresentação: o Plano de Negócios concluído transmite suas idéias para os outros e fornece a base para a sua proposta de financiamento.

Depois de concebido sob tais aspectos, seu Plano de Negócios não deve ser guardado na gaveta, sendo relegado a outros planos e até mesmo ao esquecimento, você deve tê-lo sempre em mãos para usá-lo na aplicação das idéias nele escritas, bem como para corrigir prematuramente distorções que possam estar ocorrendo.

Se você estiver buscando apoio externo, o Plano de Negócios será provavelmente o documento de vendas mais importante que você deverá apresentar. Ele lhe dá a oportunidade única de vender a idéia de seu negócio e levantar fundos para atingir o sucesso. Mesmo se investimentos externos não forem necessários, o processo de pensar, discutir, pesquisar, analisar e avaliar opções irá forçá-lo a compreender com mais clareza o que pretende realizar e quando realizará.

A elaboração de um Plano de Negócios, não lhe garante cem por cento que você irá alcançar o pote de ouro no fim do arco-íris, mas com certeza lhe apontará todas as alternativas para você poder ao menos chegar bem perto dele, sendo a melhor maneira de aumentar suas chances e diminuir consideravelmente sua possibilidade de fracasso, uma vez que bem mais da metade dos novos empreendimentos, naufragam nos primeiros anos de existência.

PARA QUEM ESCREVER UM PLANO DE NEGÓCIOS?

“A leitura torna o homem completo; a conversação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com