TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalkho

Por:   •  17/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

De uma forma meio que resumida, tudo começou com a Revolução Industrial na Inglaterra no ano de 1750, rapidamente essa revolução se espalhou pelo mundo, tendo como característica o crescimento rápido, violento e desorganizado das cidades.

Em seguida, ocorreu a Revolução Francesa, no período de 1789-1799. Há vários acontecimentos nesse período, foi quando as coisas começaram a mudar rapidamente e drasticamente. Levava consigo o lema, Liberdade, Igualdade, Fraternidade, que ecoou no mundo inteiro, colocando abaixo regimes absolutistas.

Em 1830 foi onde teve inicio a urbanística moderna, época em que se começou as leis, foi um começo liberal, totalmente ligado aos donos dos terrenos. Foi quando começaram a discutir sobre os defeitos da cidade industrial, com a criação das primeiras leis sanitárias, começaram a construir esgotos e aquedutos.

No ano de 1848 é quando ocorre a revolução socialista, logo em seguida em 1851 se tem o Palacio de Cristal, onde ocorreu a Grande Exposição, foi a primeira exposição universal. Desenhado por Joseph Paxton, foi construído em ferro fundido e vidro na cidade de Londres, reproduzindo alguns elementos góticos, sua construção foi rápida, apenas em 6 meses já estava pronta, construído por cerca de 5 mil trabalhadores. Outro marco do Palácio foi o método de sua construção, todas as peças foram pré-fabricadas e apenas montadas no local. Depois da exposição, o Palácio de Cristal foi desmontado e transportado para um terreno em Sydenham.

No período de 1853-1869 aparece Haussmann, durante esse período, ele foi o responsável pela reforma urbana de Paris, determinada por napoleão III. Ficou muito conhecido na historia do urbanismo e das cidades. Haussmann reformou completamente Paris, começou a criar uma cidade, apenas visualmente, em seguida foi colocando suas ideias em pratica, demoliu as antigas ruas, pequenos comércios e moradias da cidade e criando uma nova cidade sobre a antiga. Posteriormente à revolução burguesa, Haussmann começou com o projeto de embelezamento e modernização da cidade, tornando a cidade cada vez melhor, fazendo com que a antiga se perca na memória.

Em 1889 temos a Torre Eiffel como marco, foi construída pelo engenheiro Gustave Eiffel, como o arco de entrada da exposição universal. Inaugurada em 31 de março de 1889, a Torre foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa, e foi construída na intenção de ser uma estrutura temporária. Ela quase foi demolida, o que a salvou, foi que ela servia como antena de transmissão de rádio. Foi durante quarenta anos, o monumento mais alto do mundo.

Nos anos de 1890 a 1910 foi onde a Art Noveau aparece com mais ênfase, era mais popular na Europa, mas teve influencia mundialmente. Na França, as entradas do metropolitano de Paris, criadas por Hector Guimard, eram de estilo Noveau. As origens da Art Noveau, são reconhecidas na resistência do artista William Morris. Morris e John Ruskin foram os dois grandes percursores do Art Noveau. Morris pensava muita na beleza, técnica e no social. Runskin foi um professor e formador de muitos discípulos, ele tinha o pensamento global e único de vários assuntos.

“A arte é um modo pelo qual o Homem expressa a alegria de seu trabalho”

-Morris

Voltando um pouco por essa linha do tempo, temos vários nomes marcantes, como Viollet Le Duc, que se procupava muito com as restaurações, ele pensava no neogótico e a técnica. Temos o Henry Cole, que era preocupado com a qualidade, ele foi fundamental para o desenvolvimento da escola nacional de arte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com