TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Financeira Particular e de uma Empresa

Tese: Vida Financeira Particular e de uma Empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1 – Passo 2

Vida Financeira Particular e de uma Empresa

Estamos dispostos a relatar o seguinte: Há semelhanças entre a vida financeira particular e a vida financeira de uma Empresa? É possível haver alguma semelhança se tratando de algo tão distinto? Muitos podem ter feito essa pergunta para si mesmo, e iremos mostrar que estas duas vidas financeiras não são tão distintas quanto parecem.

Para podermos apontar as semelhanças existentes, selecionamos uma Empresa de transporte, a Empresa de ônibus Fervima Ltda, como base para comparação à vida financeira particular.

Sabemos que toda empresa possui seus ativos e passivos, receitas e despesas, e a vida financeira particular não é diferente. A Empresa de Transporte Fervima Ltda tem como ativos seus veículos, os ônibus, estes que são peça chave para a lucratividade da Empresa, passivos tem seus funcionários, motoristas e cobradores ( se houver ), estes que a Empresa tem como obrigação efetuar o pagamento dos salários para que continuam a prestas seus serviços à Empresa. Suas receitas estão relacionadas à tarifa cobrada pela viagem, esta que tem como forma de pagamento o dinheiro ou através do Bilhete Bom, isto gera lucro à Fervima Ltda para que possa então realizar suas obrigações e manter o controle de suas despesas, estas que podem ser apontadas da seguinte forma: manter o tanque de gasolina cheio, manutenção no motor do veículo, pagamento pelos serviços prestados pelos funcionários da organização, etc.

A vida financeira também possui seus ativos e passivos, receitas e despesas. Podemos apontar como um ativo a posse de um automóvel, este que lhe é concedido por direito após negociação e efetuação do pagamento das parcelas, estas parcelas que se tornam os passivos por se tratar de uma obrigação a ser cumprida. As receitas vem conforme trabalhamos, conseguimos ao final do mês nosso retorno pelo trabalho exercido ao longo do mês, o salário. Parte dessa quantia é destinada às despesas, como por exemplo: compra de alimentos, contas a pagar ( Luz, água, telefone, etc.), manutenção de suprimentos domésticos ( Papel higiênico, material de limpeza, etc. ). Desta forma, conseguimos notar que, apesar de em partes parecer algo distinto, a vida financeira particular e a de uma Empresa possuem semelhanças relevantes que valem a pena observar.

Etapa 1 – Passo 3 – A Entrevista

Entrevistador (a): Alexsandro Valdi Bezerra da Silva

Entrevistado (a): Luciana Bezerra da Silva

Primeiramente, obrigado por aceitar a fazer esta entrevista. Que comecemos então. Qual é seu nome?

Luciana Bezerra da Silva

Quantos anos você tem ?

28 anos

Tem filhos? Quantos?

Sim, tenho uma filha de 10 anos.

Atualmente esta envolvida em algum relacionamento?

Atualmente estou noiva.

Quantos anos seu parceiro tem?

31 anos

Ambos trabalham?

Sim, possuo um salão de cabelereiros e meu noivo trabalha em uma empresa de Logística.

Há quanto tempo esta no ramo de cabelereiros?

Oito anos

Como a Contabilidade se aplica à sua vida pessoal e profissionalmente?

Com o auxilio da contabilidade consigo ter controle sobre minhas despesas, materiais de trabalho, dentre outras despesas.Consigo controlar entrada e saída dos materiais que uso para meu trabalho, saber se estou tendo lucros ou prejuízos com meu serviço oferecido.

Teria algum conselho a dar referente à Contabilidade?

Toda empresa, todo empreendedor precisa ter uma contabilidade do seu estabelecimento ou empresa, pois pra tudo precisamos saber de onde esta entrando e saindo dinheiro de nossos caixas e bancos.

Ter controle sobre mercadorias, materiais, tudo que esta envolvido no serviço que vai ser prestado ao publico. Pois temos que ter tudo sobre controle, não podemos vender uma coisa que não possuímos em estoque.Tanto na vida profissional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com